A criança em situação de risco e vulnerabilidade social: uma perspectiva de cuidado e educação da primeira infância

  • Maria Aparecida Camarano Martins Universidade de Brasília - UnB
  • Patricia Lima Martins Pederiva Universidade de Brasília - UnB

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento histórico buscando desvelar, mesmo que brevemente, a gênese da educação da criança em situação de risco e vulnerabilidade social, as legislações a que estiveram sujeitas no decorrer desse período e que engendraram a instituição de políticas públicas calcadas em diferentes concepções de criança e de suas infâncias, constituindo-se  assim os primeiros passos rumo ao seu reconhecimento hoje enquanto sujeito histórico de direitos. Esse reconhecimento vem impulsionando o desenvolvimento de programas que contemplam, entre outras abordagens, numa perspectiva de cuidado e educação, as especificidades da primeira infância, o fortalecimento das políticas públicas de atendimento voltadas à promoção do desenvolvimento integral e integrado às estratégias de intersetorialidade, à prevenção e à proteção contra toda forma de violência e opressão, na busca pelo reconhecimento dessas crianças como seres humanos de possibilidades, uma vez que, persiste ainda hoje fortemente no imaginário social a perspectiva de criança carente, como ser de falta.

Publicado
Mai 27, 2019
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MARTINS, Maria Aparecida Camarano; PEDERIVA, Patricia Lima Martins. A criança em situação de risco e vulnerabilidade social: uma perspectiva de cuidado e educação da primeira infância. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 49-56, maio 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/391>. Acesso em: 19 jun. 2019.