Imaginação em ação: criando e recriando histórias na Educação Infantil

  • Débora Cristina Sales da Cruz Vieira SEEDF

Resumo

As crianças são envolvidas, desde muito cedo, por um mundo repleto de histórias que as cercam e as constituem como narradoras de suas próprias histórias. Neste artigo, visamos analisar as produções narrativas de crianças na atividade de criação/recriação de histórias. Nossa pesquisa está fundamentada na perspectiva histórico-cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010, 2012) e na perspectiva histórico-cultural da subjetividade (GONZÁLEZ REY, 2014). A pesquisa foi realizada em uma instituição pública de Educação Infantil do Distrito Federal. Os sujeitos da pesquisa foram oito crianças com idade entre 5 e 6 anos. Os instrumentos utilizados foram oficinas de contação de histórias, ilustrações, observação participante e dinâmicas conversacionais.  Nas falas das crianças percebemos que a imaginação abarca elementos da realidade que se traduziram nas suas produções narrativas com estilos e características singulares.

Publicado
Abr 18, 2018
##submission.howToCite##
VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Imaginação em ação: criando e recriando histórias na Educação Infantil. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 139-145, abr. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/374>. Acesso em: 11 dez. 2018.