Inovar, criar, experimentar, pesquisar e documentar a prática pedagógica: um caminho para o fortalecimento do trabalho docente

  • Lúcia Maria Ventura Maia Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
  • Helio José Santos Maia Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (FE/MTC/UnB

Resumo

O trabalho apresenta relato de experiência em projeto de alfabetização de crianças do 1ºAno/9 do Ensino Fundamental de escola da Rede Pública do Distrito Federal, com criança em inclusão. Reflete a atuação de professor como pesquisador para a melhoria da sua prática pedagógica, pautando-se pelo referencial teórico do construto da auto-eficácia da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, bem como a utilização de subsídios da técnica de peças didáticas de Bertolt Brecht, na construção de narrativas criadas pelos alunos, objetivando a elaboração de uma "rádionovela" como produto final, mostrando metodologia e o processo utilizado como veículo para a facilitação da alfabetização e outros ganhos de aprendizagem.


 

Publicado
Abr 18, 2018
##submission.howToCite##
MAIA, Lúcia Maria Ventura; MAIA, Helio José Santos. Inovar, criar, experimentar, pesquisar e documentar a prática pedagógica: um caminho para o fortalecimento do trabalho docente. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 72-78, abr. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/347>. Acesso em: 16 ago. 2018.