Inovar, criar, experimentar, pesquisar e documentar a prática pedagógica: um caminho para o fortalecimento do trabalho docente

Autores

  • Lúcia Maria Ventura Maia Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
  • Helio José Santos Maia Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (FE/MTC/UnB

Palavras-chave:

Alfabetização, Prática pedagógica, Peça didática, Inclusão, Autoeficácia

Resumo

O trabalho apresenta relato de experiência em projeto de alfabetização de crianças do 1ºAno/9 do Ensino Fundamental de escola da Rede Pública do Distrito Federal, com criança em inclusão. Reflete a atuação de professor como pesquisador para a melhoria da sua prática pedagógica, pautando-se pelo referencial teórico do construto da auto-eficácia da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, bem como a utilização de subsídios da técnica de peças didáticas de Bertolt Brecht, na construção de narrativas criadas pelos alunos, objetivando a elaboração de uma "rádionovela" como produto final, mostrando metodologia e o processo utilizado como veículo para a facilitação da alfabetização e outros ganhos de aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Lúcia Maria Ventura Maia, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, pedagoga, especialista em educação inclusiva e alfabetizadora.

Helio José Santos Maia, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (FE/MTC/UnB

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB (PPGEC/UnB), licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2018-04-18