Um olhar familiar sobre inclusão: percepções sobre a inclusão de um filho autista
Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, FamíliaResumo
Este artigo é uma síntese do resultado da pesquisa de curso de formação continuada, realizada no ano de 2016 pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação – EAPE/SEEDF. Remete a uma visão panorâmica sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência em escola regulares, tendo como estudo de caso, a experiência de um estudante com Transtorno do Espectro Autista/TEA. Aborda a avaliação da família sobre o retorno do filho para um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal, após inclusão em uma escola regular, sem êxito. O texto sugere identificar e refletir sobre práticas pedagógicas da escola que temos hoje e a importância da participação da família no contexto escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando técnicas da análise documental e entrevista semiestruturada. O artigo ilustra as fragilidades no processo de inclusão escolar e caminhos que precisam ser consolidados para sanar falhas identificadas.