Desenvolvimento humano e abordagem por competências: Contribuições da Psicologia Escolar à atuação do pedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem - SEAA

  • Geane de Jesus Silva UnB

Resumo

Este trabalho intenta pesquisar e elencar elementos que ajudem a perceber de que modo a Psicologia Escolar na perspectiva de desenvolvimento humano a partir da abordagem histórico-cultural e da abordagem por competência pode fundamentar e/ou potencializar o refinamento da atuação do pedagogo à atuação competente no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem - SEAA. Para tanto, construiu-se uma linha argumentativa a partir de dois pontos da base de concepção da Psicologia Escolar defendido pelos professores-pesquisadores do Laboratório de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB. Conclui-se o trabalho reafirmando a relevância de tais bases teóricas como subsídios à formação e/ou assessoria ao trabalho específico do pedagogo.

Publicado
Mar 27, 2018
##submission.howToCite##
SILVA, Geane de Jesus. Desenvolvimento humano e abordagem por competências: Contribuições da Psicologia Escolar à atuação do pedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem - SEAA. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 230-236, mar. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/330>. Acesso em: 24 jun. 2022.