Diálogos com quem faz: tendências da Educação Profissional em países participantes da WorldSkills 2015
Palavras-chave:
Educação Profissional, Políticas Educacionais, GlobalizaçãoResumo
Esta resenha aborda comparativamente as experiências de decisores na Educação Profissional, reunidos na WordSkills 2015, em São Paulo. Tem por objetivo esclarecer a visão de diferentes países em relação a estrutura, funcionamento e organização da Educação Profissional em uma perspectiva global. A obra recém-publicada apresenta várias vertentes no processo de tomada de decisão frente às políticas públicas de Educação Profissional dos mais variados países participantes do evento. A metodologia utilizada foi a realização de entrevistas semi estruturadas com 29 delegados presentes na competição. Foram priorizadas questões relacionadas à governança, atratividade da Educação Profissional, orientação vocacional e profissional, competições profissionais, currículos e metodologias, aprendizagem nas empresas, professores, avaliação dos sistemas e as janelas de oportunidades. Assim, trata-se de um panorama das diversas tendências mundiais na área, especialmente práticas bem sucedidas em seus contextos socioeconômicos e culturais. Desejou-se conhecer as experiências no mundo globalizado, comparando essas trajetórias com a do Brasil. Conclui-se que em vários países abre-se uma janela de oportunidades para a Educação Profissional.