A integração Ensino Médio e Educação Profissional: O que muda com a Lei nº 13.415/2017

Autores

  • Daniel Louzada-Silva
  • Tânia Alves De Oliveira
  • Érika Botelho Guimarães
  • Richard James Lopes De Abreu
  • Raphael Almeida Sousa

Palavras-chave:

Ensino médio, LDB, Integração Curricular, Lei 13.415/2017, BNCC

Resumo

Apresentamos neste artigo algumas considerações preliminares sobre a repercussão das alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação introduzidas pela Medida Provisória nº 746/2016 e pela Lei nº 13.415/2017, no que se refere ao processo de integração entre Ensino Médio e Educação Profissional. São examinadas as eventuais modificações trazidas pela nova legislação para o Ensino Médio em geral e para a Integração em particular. O Distrito Federal já oferece cargas horárias superiores às estipuladas na nova legislação, e deverá se adequar. A falta de definição da Base Nacional Comum Curricular de Ensino Médio e as restrições orçamentárias decorrentes da Emenda Constitucional nº 95, de 2016, trazem incerteza para os cursos de Ensino Médio Integrado.

Biografia do Autor

Daniel Louzada-Silva

Graduado em Ciências Biológicas com mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Doutorado em Educação. Atualmente é Coordenador Pedagógico Central na Diretoria de Ensino Médio da SEEDF.

Tânia Alves De Oliveira

Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Ciências da Natureza, Matemática com ênfase no Ensino Médio. Professora da SEEDF, é gerente de Integração Curricular com a Educação Profissional, na Diretoria de Ensino Médio da SEEDF.

Érika Botelho Guimarães

Graduada em Matemática, Especialista em Gestão Pública. Atualmente é Coordenadora Pedagógica Central na Diretoria de Ensino Médio da SEEDF.

Richard James Lopes De Abreu

Graduado em História, Especialista em Metodologia do Ensino da História. Atualmente é Coordenador Pedagógico Central na Diretoria de Ensino Médio da SEEDF.

Raphael Almeida Sousa

Graduado em Ciências Biológicas. Atualmente é Coordenador Pedagógico Central na Diretoria de Ensino Médio da SEEDF.

Downloads

Publicado

2017-11-28