Saúde mental docente na pandemia e pós-pandemia da covid-19: análise de políticas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Palavras-chave:
Saúde Mental, Educação e Trabalho, Professores, Pandemia, Políticas PúblicasResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar e analisar as Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) voltadas para a Saúde Mental dos professores, principalmente no período da pandemia e pós-pandemia de covid-19. Trata-se de um artigo resultante de pesquisa bibliográfica e análise documental nos documentos da SEEDF, além de produções científicas publicadas entre 2009 e 2023 desenvolvidas no Brasil com esta temática. Ações preventivas voltadas para a saúde mental norteiam esta discussão, considerando um tema de relevância, social, mas que, na pandemia, se tornou ainda mais elementar para a saúde do corpo docente, pois diante do contexto de incertezas iminentes, a saúde mental foi impactada resultando no adoecimento destes profissionais. A SEEDF, por meio da Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (ASQVT), vinculada à Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP), possui a competência de realizar ações que visam a promoção do bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho destes profissionais. Algumas ações já eram realizadas, entretanto, foi a partir do adoecimento crônico da categoria, principalmente por transtornos psíquicos, que houve um planejamento e implementação de ações mais abrangentes. Estas ações estão respaldadas pela Política de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-Estar para Servidores Públicos da SEEDF no Ambiente de Trabalho e para Servidores Aposentados. O estudo possibilitou apresentar como os elementos estão interligados e que não podemos desconsiderar os contextos social, político, econômico e cultural diante deste fenômeno tão discutidos nas rodas de conversa formais e informais.