A transformação social dos sujeitos por meio da educação: reflexões e vivências no contexto escolar

Autores

  • Analicélia Maria Gonçalves SEEDF e UnB
  • Luzirene do Rego Leite SEEDF

Palavras-chave:

Educação, Transformação Social, Autonomia, Escola

Resumo

Este artigo científico apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre as transformações sociais dos cidadãos provocadas pelo acesso à educação. Como essas mudanças podem ocorrer e qual a importância delas para a existência de cada indivíduo e do coletivo. Foram analisados estudos a partir da visão de autores consagrados como Paulo Freire, Stvan Mézaros, Moacir Gadotti, Edgar Morin, da Organização das Nações Unidas, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, do Currículo em Movimento, entre outros, no intuito de contribuir para a influência da educação na vida dos estudantes, explorando a importância da inserção de assuntos relacionados à sua vivência, relações familiares, crescimento pessoal, amizade e a independência cognitiva, profissional e social, bem como apresentar a influência da educação para a transformação social e a promoção da autonomia na perspectiva de uma educação humanizada, inclusiva e equitativa. Para além da prática da educação capitalista, que não é transformadora sob o ponto de vista das classes menos favorecidas, procura apresentar projetos, metodologias e estratégias educacionais desenvolvidas pelo mundo em busca de melhorias e resultados positivos no processo educacional.

Biografia do Autor

Analicélia Maria Gonçalves, SEEDF e UnB

Professora de Língua Portuguesa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 2013; Graduada em Língua e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Pós-graduada em Língua e literatura (UEG); Especialista em Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional pela Universidade de Brasília (UnB); em Gestão e Orientação Educacional/FAMATEC e em Docência do Ensino Superiror/FAMATEC. Contato: analiceliamgoncalvesunbebdhi@gmail.com

Luzirene do Rego Leite, SEEDF

Doutora em Arte pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Arte e Tecnologia (UnB); Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 1994. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO-UFBA). Atua nas áreas de Educação, Educação Ambiental, Arte-Educação, Pedagogia do Teatro, Formação de Professores, Teatro do Oprimido e Sustentabilidade, com ênfase em Pedagogia do Teatro em Rede e Educação a Distância (EAD). Contato: luzirene.rego@gmail.com

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Publicado

2024-03-28