A transformação social dos sujeitos por meio da educação: reflexões e vivências no contexto escolar
Palavras-chave:
Educação, Transformação Social, Autonomia, EscolaResumo
Este artigo científico apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre as transformações sociais dos cidadãos provocadas pelo acesso à educação. Como essas mudanças podem ocorrer e qual a importância delas para a existência de cada indivíduo e do coletivo. Foram analisados estudos a partir da visão de autores consagrados como Paulo Freire, Stvan Mézaros, Moacir Gadotti, Edgar Morin, da Organização das Nações Unidas, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, do Currículo em Movimento, entre outros, no intuito de contribuir para a influência da educação na vida dos estudantes, explorando a importância da inserção de assuntos relacionados à sua vivência, relações familiares, crescimento pessoal, amizade e a independência cognitiva, profissional e social, bem como apresentar a influência da educação para a transformação social e a promoção da autonomia na perspectiva de uma educação humanizada, inclusiva e equitativa. Para além da prática da educação capitalista, que não é transformadora sob o ponto de vista das classes menos favorecidas, procura apresentar projetos, metodologias e estratégias educacionais desenvolvidas pelo mundo em busca de melhorias e resultados positivos no processo educacional.