Política pública de formação docente: percurso formativo Aprender Sem Parar Anos Iniciais – Bloco Inicial de Alfabetização

Autores

Palavras-chave:

Docentes, Políticas públicas, Formação continuada, Anos iniciais, Aprender Sem Parar

Resumo

A formação continuada equivale ao prolongamento do sistema escolar ao longo da vida, segundo o interesse pessoal e a demanda da sociedade. O foco na docência dos anos iniciais se deve ao fato da educação básica ser o início da instigação do pensamento lógico, criativo e crítico, construindo um pilar para a capacitação profissional. Nota-se que a educação continuada desempenha um papel crucial no aprimoramento da carreira dos educadores, moldando-os como profissionais práticos e reflexivos capazes de analisar, compreender e refletir sobre a prática docente e o contexto social, ao mesmo tempo em que contribuem para o aprimoramento da educação nas escolas. Este artigo tem como objetivo geral compreender como a formação continuada de professores alfabetizadores dos anos iniciais, no percurso formativo Aprender Sem Parar dos Anos Iniciais ofertado pela Subsecretaria de Formação dos Profissionais da Educação (EAPE), contribuiu para a formação docente no período de 2019 a 2021. Com a intenção de realizar a investigação optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade explicativa. O presente estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas acerca da temática para cinco entrevistados, sendo um para realização do pré-teste e quatro respondentes à pesquisa. Este trabalho contribui com os estudos sobre a formação docente, a fim de ampliar o conhecimento de questões relacionadas a prática-reflexão-pesquisa com o objetivo de estimular a melhoria das políticas públicas de formação continuada na EAPE. Ademais, forneceu informações que podem facilitar a identificação de necessidade de desenvolver estratégias voltadas à criação de um ambiente escolar mais investigativo para que os docentes possam responder aos desafios da contemporaneidade.

Biografia do Autor

Ângela Cristina Morais Maciel, SEEDF

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera (2012). Pós-graduada em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Unyleya (2019); em Administração Escolar e Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2021) e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FAVENI (2021). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), na regional de ensino do Gama - DF. Contato: angela.cristina2@edu.se.df.gov.br

Angélica Acácia Ayres Angola de Lima, SEEDF

Graduada em Letras Português/Espanhol pelo UniCEUB (1996). Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (2008). Bacharel em Direito pela UniProjeção (2020). Atua como Coordenadora dos Eixos Transversais, na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Contato: angelicangola@yahoo.com.br
http://lattes.cnpq.br/4021359313791848

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Publicado

2024-03-28