Trabalho e letramento digital docente após o ensino remoto: reflexões sobre o ensino
Palavras-chave:
Letramento digital, Tecnologia escolar, Formação continuada, Aprendizagens, Ensino remotoResumo
Devido à pandemia da covid-19 e a necessidade do isolamento social, o sistema educacional teve de se adaptar ao ensino remoto, sendo inevitável o uso de recursos tecnológicos. Porém muitas foram as dificuldades desse percurso, tais como a falta de acesso à internet, equipamentos que suportassem a carga de trabalho, carência de políticas públicas para o alcance dos estudantes em sua totalidade e a necessidade de uma formação docente mais ampla que pudesse contribuir tanto para o manuseio, quanto para o letramento digital dos agentes desse processo. Diante disso, fez-se necessário investigar qual legado dessa experiência com o universo digital ficou para os profissionais da educação que atuam em sala de aula após o ensino remoto. Para isso, seguiu-se o percurso metodológico de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário, visando compreender a realidade de parte dos docentes da rede e as implicações desse cenário nas aprendizagens dos estudantes.