Trabalho e letramento digital docente após o ensino remoto: reflexões sobre o ensino

Autores

  • Fernanda de Lima Oliveira SEEDF
  • Urânia Flôres da Cruz Freitas CEAM-UnB

Palavras-chave:

Letramento digital, Tecnologia escolar, Formação continuada, Aprendizagens, Ensino remoto

Resumo

Devido à pandemia da covid-19 e a necessidade do isolamento social, o sistema educacional teve de se adaptar ao ensino remoto, sendo inevitável o uso de recursos tecnológicos. Porém muitas foram as dificuldades desse percurso, tais como a falta de acesso à internet, equipamentos que suportassem a carga de trabalho, carência de políticas públicas para o alcance dos estudantes em sua totalidade e a necessidade de uma formação docente mais ampla que pudesse contribuir tanto para o manuseio, quanto para o letramento digital dos agentes desse processo. Diante disso, fez-se necessário investigar qual legado dessa experiência com o universo digital ficou para os profissionais da educação que atuam em sala de aula após o ensino remoto. Para isso, seguiu-se o percurso metodológico de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário, visando compreender a realidade de parte dos docentes da rede e as implicações desse cenário nas aprendizagens dos estudantes.

Biografia do Autor

Fernanda de Lima Oliveira, SEEDF

Professora da Educação Básica, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, especialista em Direitos Humanos na Perspectiva Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília/UnB. Contato: f.proflimaseedf@gmail.com

Urânia Flôres da Cruz Freitas, CEAM-UnB

Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional. Mestra em Educação. Professora e Pesquisadora Colaboradora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude - PPGPPIJ/CEAM/UnB.

Downloads

Publicado

2024-03-28