A hibridização como um caminho para a inovação da formação continuada de professores da educação básica do Distrito Federal

Autores

  • Luciene Pereira SEE/DF - Centro de Ensino Fundamental Polivalente
  • Mônica Regina Colaço dos Santos GITEAD/EAPE

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Formação continuada de professores, Relevância, Desafios.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada na Gerência de Formação Continuada para a Inovação, Tecnologias e Educação a Distância – GITEAD – pertencente à Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal - EAPE. A pesquisa buscou responder a questão: qual a percepção dos professores formadores da GITEAD sobre o ensino híbrido? Para respondê-la, temos como objetivos: sistematizar informações e contribuir para otimizar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos na GITEAD; evidenciar o perfil profissional dos professores formadores que ministram cursos de formação na GITEAD; analisar quais aspectos da modalidade híbrida são mais relevantes e quais são mais desafiadores, no exercício da prática pedagógica do professor formador. Para cumprir os objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e um estudo de campo realizado com 20 professores formadores pertencentes à GITEAD. Para a coleta de dados do estudo de campo foi utilizado um questionário on-line desenvolvido pelas pesquisadoras por meio do aplicativo Google Formulários. O questionário foi previamente avaliado por uma equipe de especialistas em formação continuada de professores, antes da sua aplicação aos respondentes. A análise de dados e os resultados indicam que a adoção da modalidade de ensino híbrido é bastante difundida na gerência e aceita pelos professores formadores. Estes apresentam uma boa compreensão conceitual e de aplicação prática desta modalidade de ensino. Considera-se importante que a pesquisa se desdobre para uma análise da percepção dos professores cursistas a respeito da modalidade híbrida, a fim de que o impacto da adoção desta modalidade seja devidamente dimensionado.

Downloads

Publicado

2023-11-30