Tecnologias educacionais para o ensino de Arte em ambiente Escola Parque do Plano Piloto de Brasília

Autores

Palavras-chave:

Art Education. Art Teaching. Park School. New technologies. Brasilia Pilot Plan. Computer lab.

Resumo

Este relato de experiência apresenta duas práticas de arte educação realizadas na Escola Parque 313/314 Sul do Plano Piloto de Brasília de maneira transdisciplinar e abordando outras disciplinas transversalmente: Informática, Artes Visuais, Língua Portuguesa, Literatura, Geografia e História. Os projetos “Dicionário Infantil: Brasília e seu cotidiano” e “Art&Tecnologia: expressão artística na Escola Parque 313/314 Sul” foram desenvolvidos com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com base no Currículo em Movimento da SEEDF. Ambos projetos foram realizados por professores da SEEDF lotados em Escolas Parque por mais de 10 anos. Tais experiências podem ser replicadas em outras unidades escolares, resguardando as singularidades de cada espaço educacional.

Biografia do Autor

Simone Santos de Oliveira das Mercês, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/ Universidade de Brasília

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) onde atua como professora de Artes. Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV/UnB). Mestre em Artes (PPGAV/UnB). Licenciada e Bacharel em Artes Plásticas (UnB). Pedagoga (IESB). Psicopedagoga (Unyleya). Coautora do livro BrasíliaX5: 50 anos de Artes Visuais em Brasília. Membro dos grupos de pesquisa GAEM e MEMAV ambos UnB/CNPq.

Cleber Cardoso Xavier, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Professor da rede pública de ensino do Distrito Federal onde atualmente ministra aulas de Artes Visuais na Escola Parque 308 Sul. Licenciado em Dança (IFB), Matemática (UCB) e Informática (UCB). Mestrado e Doutorado em Arte pela Universidade de Brasília.  Artista visual e escritor residente e atuante em Brasília/DF. Coautor do livro BrasíliaX5: 50 anos de Artes Visuais em Brasília. Vice-líder do grupo de pesquisas MEMAV/UnB/CNPq desde 2018. Integra o GPeMC/UPM/CNPq desde 2021. Atuou como consultor para livros didáticos (MEC 2017, 2019, 2021). Editor da revista InComum do IFG. Representante do DF na FAEB desde 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-30