Implementação do pensamento computacional para crianças superdotadas e talentosas: relato de experiência
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Superdotação, Atividades de enriquecimento desplugadas.Resumo
Este estudo traz um relato de experiência sobre a implementação de atividades de pensamento computacional (PC) para crianças superdotadas e talentosas em sala de recursos de Altas Habilidades/Superdotação da SEEDF. Nos últimos anos, a adoção do pensamento computacional nas escolas vem crescendo mundialmente. Sua utilização na educação básica contribui para a adequação da sala de aula às necessidades da sociedade contemporânea. Principalmente quando se trata de educação de alunos superdotados e talentosos, sua utilização é importante para atender suas necessidades especiais, como a necessidade de uma educação desafiadora, por exemplo. Neste artigo descrevemos o processo de introdução de atividades de pensamento computacional em sala de recursos de Altas Habilidades/Superdotação, área acadêmica, anos iniciais. Participaram do projeto 27 alunos inscritos em sala de recursos do Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação da Escola CAIC Helena Reis (SEEDF) na cidade de Samambaia, Brasília. O projeto resultou em uma experiência que aborda a resolução de problemas utilizando métodos e ferramentas derivadas da informática, por meio de atividades introdutórias ao pensamento computacional desplugado, tendo como protagonistas alunos com Altas Habilidades/Superdotação, na área acadêmica, anos iniciais.