Estratégias pedagógicas na Aprendizagem Invertida na formação de professores: uma revisão sistematizada sobre o ensino remoto emergencial brasileiro
Palavras-chave:
Ensino superior, Formação de professores, Aula invertida, Pandemia de Covid-19Resumo
O estudo teve o objetivo de identificar e analisar as estratégias pedagógicas utilizadas na Aprendizagem Invertida (ou Sala de Aula Invertida) em experiências de formação inicial de professores durante o contexto do ensino remoto emergencial (ERE) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, por meio de uma revisão sistematizada de literatura nas bases Google Scholar, PBI USP, Redalyc e SciELO que, a partir dos critérios adotados, contemplou um artigo. São apresentadas as análises das estratégias pedagógicas implementadas em cada momento da Aprendizagem Invertida, percebendo-se consonância da experiência de ensino com a literatura acadêmica. No entanto, levantam-se algumas preocupações e silêncios relacionados à sobrecarga de trabalho docente e à ausência de preparo dos estudantes para a aplicação da proposta. Por fim, são apresentadas sugestões para investigações futuras e limitações quanto ao número insuficiente de publicações para uma análise mais ampla do contexto estudado.