Estratégias pedagógicas na Aprendizagem Invertida na formação de professores: uma revisão sistematizada sobre o ensino remoto emergencial brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Ensino superior, Formação de professores, Aula invertida, Pandemia de Covid-19

Resumo

O estudo teve o objetivo de identificar e analisar as estratégias pedagógicas utilizadas na Aprendizagem Invertida (ou Sala de Aula Invertida) em experiências de formação inicial de professores durante o contexto do ensino remoto emergencial (ERE) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, por meio de uma revisão sistematizada de literatura nas bases Google Scholar, PBI USP, Redalyc e SciELO que, a partir dos critérios adotados, contemplou um artigo. São apresentadas as análises das estratégias pedagógicas implementadas em cada momento da Aprendizagem Invertida, percebendo-se consonância da experiência de ensino com a literatura acadêmica. No entanto, levantam-se algumas preocupações e silêncios relacionados à sobrecarga de trabalho docente e à ausência de preparo dos estudantes para a aplicação da proposta. Por fim, são apresentadas sugestões para investigações futuras e limitações quanto ao número insuficiente de publicações para uma análise mais ampla do contexto estudado.

Biografia do Autor

Achilles Alves de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação (UnB) e Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG). Professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte/UFSCar) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (Ábaco/UnB).

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Educação, com pós-doutorado em Educação pela Flórida Christian University e pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Gestão Integrada de Organizações. Bacharel em Administração e Licenciado em Pedagogia. Professor adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGCID/UFRB) e Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU/UFBA).

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado em Sociossemiótica na Universidade Autônoma de Barcelona. Graduação em Filosofia e Letras pela Universidad Central de Barcelona. Professor titular, aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vinculado aos programas de Pos-graduação em Educação e o Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2023-11-30