Inteligência artificial e educação: criatividade na formação docente

Autores

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Criatividade, Formação docente

Resumo

Este trabalho busca analisar criticamente as perspectivas do uso da Inteligência Artificial nos processos de criatividade na formação docente no contexto escolar de estudantes do 9º ano do ensino fundamental em duas escolas públicas da zona urbana do município de Novo Gama-GO. Tal temática emerge principalmente da popularidade de novas soluções de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, capazes de redigir textos que não apenas parecem ter sido escritos por um ser humano, como são capazes de responder de forma satisfatória inúmeros tipos de questões, o que abre o debate sobre o seu emprego no ambiente educacional. O estudo caracteriza-se com uma abordagem qualitativa, segue com revisão bibliográfica, trata-se de uma pesquisa empírica com estudo de campo, a partir de entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo em Bardin (2011) e categorização e triangulação de dados em Triviños (1987).  Após análise das respostas dos professores, verificamos que eles percebem que a formação dos docentes ainda deixa a desejar quanto à discussão sobre o uso da IA. No entanto, a maioria dos professores entrevistados, se mostraram dispostos a aprender mais sobre IA, não enxergando-a necessariamente como algo negativo e capaz de substituí-los no papel de professor. Mas como um recurso que pode ajudar inclusive na produção criativa dos alunos, sob a mediação do professor.

Biografia do Autor

Floraci Mariano de Carvalho, Universidade de Brasília

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e Pós Graduada em Orientação e Gestão Escolar pela Faculdade de Ciência, Educação e Tecnologia do Norte do Brasil - FACETEN (2008) e Mestranda na Universidade de Brasília UnB. É professora efetiva da Secretaria Municipal de Novo Gama de Goiás desde (2005). Tem experiência na área de Educação em: Coordenação Escolar (2009), Gestão Escolar (2013), Supervisão Escolar (2014) pela Secretaria Municipal de Educação de Novo Gama - GO, Coordenadora Local de formação continuada pelo Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2017/2018) pela Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás. Foi Diretora de Projetos e Programas Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás nos anos de 2016 a 2018. Foi Coordenadora Pedagógica de Acompanhamento dos professores do 5º ano pela Secretaria de Educação de Novo Gama e atualmente é Coordenadora de Formação Continuada. Além de ser formadora de cursos de formação continuada em serviço pela mesma Secretaria de Educação de Novo Gama Goiás. Também tem experiência em lecionar para o ensino superior como Tutora do Curso de Pedagogia no Programa da UEG em Rede - EAD no Polo de Novo Gama nos anos de 2019 a 2020, concluiu um semestre como aluna especial, cursando as disciplinas: Formação do trabalho Docente e Pensamento Pedagógico e Políticas da Educação no Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Educação na Universidade Católica de Brasília em 2021. Possui vários cursos de Aperfeiçoamento nas áreas:; Alfabetização e Linguagem - Educação Inclusiva (180h); Educação Especial: Estimulação Precoce (180h); Introdução à LIBRAS (120h); Curso Básico I à Língua brasileira de Sinais (120h); Curso Intermediário II à Língua brasileira de Sinais(120h). Encontro de Formação Continuada de Educadores em Serviços, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental (96h); Encontro de Formação Continuada de Educadores em Serviços, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental (100h); Encontro de Formação Continuada de Educadores em Serviços, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental (64h) Formação Continuada de Professores para o Ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito do Projeto Pró - Letramento em Matemática da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (MEC/SEB/UFPA) (120h); Educação Infantil: Interações, Jogos e Descobertas (180h); A Alfabetização através do lúdico na Educação Infantil (60h); Educação Especial em todo contexto: História, Fundamentos e Inclusão Social (180h); Prova Brasil (8h); I Fórum de Alfabetização, Linguagem e Inclusão (8h); Discalculia, Disgrafia e Dislexia (40h); Avaliação do PNEE (40h); Numerização do PNEE (40h); Altas Habilidades (40h); Síndromes (40h); Deficiência Visual, Deficiência Mental e Deficiência Auditiva (40h); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (40h); Inclusão dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (40h); Estimulação Precoce (40h); Uma Proposta de Trabalho com os Temas Transversais: Drogas,Violência e Sexualidade (20h) 2006 . Atuou como palestrante no Seminário da Semana Pedagógica com abordagens para os seguintes temas: Avaliação e Planejamento Educacional em 2012 pela Secretaria Municipal de Educação do Novo Gama. Participou do I Fórum de Alfabetização, Linguagem e Inclusão (8h) 2011, da Palestra Prova Brasil (8h) 2011, da Oficina: "Desvendando a Prova Brasil" (4h) 2011. Participou da Conferência das Mulheres do Brasil em São Paulo (8h) (2014) e do 9º Fórum Estadual Ordinário Undime (16h) 2017. Formação continuada de professores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (100h), 2017/2018. Tutoria em Educação a Distância (90h) 2019. Legislação em Educação a Distância (25h) (2019). A BNCC na Educação Infantil (30h) (2019/2020). Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos (80) (2021). Metodologias ativas na Educação Física (12h) 2019/2020. Práticas Pedagógicas no Ensino Remoto (180h) (2021). Alfabetização e literacia (120h) 2021. (Texto informado pelo autor)

Daniel Oliveira dos Santos, Universidade de Brasília

Mestrando no curso de pós-graduação em Educação pela Universidade de Brasília, possui graduação em Administração pela Faculdade de Negócios e Tecnologia da Informação (concluída em 2008) e atualmente desempenha a função de analista de contratos e convênios na União Brasileira de Educação Católica (UBEC). Tem ampla experiência nas áreas de Administração, Educação e Controladoria. 

Marco Túlio da Silva Lima , Universidade de Brasília

Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), especialista em Orientação a Objetos e Internet pelo Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera, possui MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e é mestrando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). É analista de desenvolvimento no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) desde outubro de 2005 e desempenha atualmente a função de Gestor de Produtos da linha de Privacidade e Segurança.

Lúcio Teles, Universidade de Brasília

Professor Titular, Faculdade de Educação Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são a aprendizagem colaborativa e a inteligência artificial na educação

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Publicado

2023-11-30