Inteligência artificial e educação: criatividade na formação docente
Palavras-chave:
Inteligência artificial, Criatividade, Formação docenteResumo
Este trabalho busca analisar criticamente as perspectivas do uso da Inteligência Artificial nos processos de criatividade na formação docente no contexto escolar de estudantes do 9º ano do ensino fundamental em duas escolas públicas da zona urbana do município de Novo Gama-GO. Tal temática emerge principalmente da popularidade de novas soluções de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, capazes de redigir textos que não apenas parecem ter sido escritos por um ser humano, como são capazes de responder de forma satisfatória inúmeros tipos de questões, o que abre o debate sobre o seu emprego no ambiente educacional. O estudo caracteriza-se com uma abordagem qualitativa, segue com revisão bibliográfica, trata-se de uma pesquisa empírica com estudo de campo, a partir de entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo em Bardin (2011) e categorização e triangulação de dados em Triviños (1987). Após análise das respostas dos professores, verificamos que eles percebem que a formação dos docentes ainda deixa a desejar quanto à discussão sobre o uso da IA. No entanto, a maioria dos professores entrevistados, se mostraram dispostos a aprender mais sobre IA, não enxergando-a necessariamente como algo negativo e capaz de substituí-los no papel de professor. Mas como um recurso que pode ajudar inclusive na produção criativa dos alunos, sob a mediação do professor.