Maker educacional: um elo entre o fazer pedagógico convencional e o uso de ferramentas digitais integradoras na educação técnica no Novo Ensino Médio
Palavras-chave:
Cemi; Abordagens construtivista, FabLabs, Metodologias ativas;, Espaço MakerResumo
A utilização de abordagens construcionistas em espaços makers permite que os esforços pedagógicos sejam convergentes para a resolução de problemas reais presentes no contexto dos estudantes.. Assim, o objetivo principal desta proposta é a criação do espaço maker educativo capaz de integrar o eixo de disciplinas técnicas às propedêuticas da instituição CEMI Gama, baseado no formato dos FabLabs. Esse projeto piloto utilizou uma ferramenta tecnológica capaz de interagir com diversas áreas e propiciar ao estudante uma experiência proativa. Buscou-se articular o empreendedorismo e a inovação, agregando valor ao ensino formal. A implantação do projeto trouxe como resultado a melhoria nas aprendizagens e um site funcional para armazenamento de produtos gerados pela comunidade escolar nesse espaço interativo.