Maker educacional: um elo entre o fazer pedagógico convencional e o uso de ferramentas digitais integradoras na educação técnica no Novo Ensino Médio

Autores

  • Marilia dos Santos Pinheiro Cátedra Unesco de Bioética-UMB
  • Sebastião Ivaldo Carneiro Portela CEMI - Gama
  • Delmira Lima CEMI - Gama

Palavras-chave:

Cemi; Abordagens construtivista, FabLabs, Metodologias ativas;, Espaço Maker

Resumo

A utilização de abordagens construcionistas em espaços makers permite que os esforços pedagógicos sejam convergentes para a resolução de problemas reais presentes no contexto dos estudantes.. Assim, o objetivo principal desta proposta é a criação do espaço maker educativo capaz de integrar o eixo de disciplinas técnicas às propedêuticas da instituição CEMI Gama, baseado no formato dos FabLabs. Esse projeto piloto utilizou uma ferramenta tecnológica capaz de interagir com diversas áreas e propiciar ao estudante uma experiência proativa. Buscou-se articular o empreendedorismo e a inovação, agregando valor ao ensino formal. A implantação do projeto trouxe como resultado a melhoria nas aprendizagens e um site funcional para armazenamento de produtos gerados pela comunidade escolar nesse espaço interativo.

Biografia do Autor

Sebastião Ivaldo Carneiro Portela, CEMI - Gama

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Ensino de Ciências na mesma universidade (2003) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor de Física em nível médio - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal onde exerce a função de Vice-diretor do CEMI - Gama. É professor do Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (Uniceplac) nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação e no curso de Tecnólogo em Radiologia. É membro dos NDE’s dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Engenharia de Software. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, história da ciência e formação da cultura científica. Atualmente o interesse formativo inclui as avaliações internas e externas, STEM e os processos gerenciais das instituições de ensino.

Delmira Lima, CEMI - Gama

Mestre em Engenharia Biomédica pela FGA/UnB (2018), Especialista em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional e Clínica com ênfase no ensino especial (2010), Licenciatura em Computação pela Unibrasília (2006). Atualmente atua como Docente no Centro Universitário do Centro-Oeste - UNIDESC nos cursos de Sistema de Informação/ Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Software e no Centro de Ensino Médio Integrado - CEMI em disciplinas na área técnica de Informática. Experiência em laboratório de informática e Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2023-03-28