Podcast como recurso didático nas aulas de Educação Física escolar
Palavras-chave:
podcast; educational resource; school physical education; soccer.Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar os processos educativos gerados a partir de uma experiência que utilizou o podcast como recurso pedagógico. A proposta foi realizada nas aulas de Educação Física com uma turma de 9º ano de uma escola pública do Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa e com delineamentos da pesquisa-ação ocorreu em 2022 na qual os estudantes participaram de sete (7) aulas do conteúdo futebol e posteriormente estruturaram o podcast. A produção de conhecimento através de temas que permeiam o futebol e sociedade foram refletidos e debatidos entre os estudantes no podcast levando-os a compreenderem como o futebol dialoga com diferentes aspectos da nossa sociedade, problematizando as contradições existentes, viabilizando formas de mudanças e possibilitando partilha de conhecimentos. Observou-se um maior envolvimento dos estudantes, compartilhamento de conhecimentos, coparticipação, aprendizado e inclusão.