Uso de tecnologias móveis no Atendimento Educacional Especializado (AEE): M-learning através do app Math Games
Palavras-chave:
Tecnologias Móveis. M-learning. Multiplicação e Divisão. Motivação.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que analisa o uso do aplicativo Math Games no ensino de operações de multiplicação e divisão para alunos com necessidades especiais no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Seu objetivo é investigar como uso do aplicativo Math Games pode contribuir para a aprendizagem de matemática, com foco nas operações de multiplicação e divisão, e para a motivação de alunos com necessidades especiais no contexto do AEE. A pesquisa de caráter qualitativa descritiva foi conduzida com sete alunos matriculados entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Brasília, que frequentam o AEE e têm planos de atendimento voltados para o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Foram utilizados diário de bordo, observação participante, entrevistas informais e roda de conversa para a coleta de dados. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que o uso do aplicativo Math Games é uma estratégia eficaz para auxiliar no processo de aprendizagem das operações de multiplicação e divisão para alunos com necessidades especiais no contexto do AEE. O aplicativo aumentou a motivação e o engajamento dos alunos, além de facilitar o aprendizado por meio de atividades individualizadas e adaptadas às necessidades de cada aluno. A pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas voltadas às necessidades dos alunos com necessidades especiais e para o aprimoramento do aplicativo Math Games como ferramenta de ensino de matemática para esses alunos.