Orientações à docência na Educação Infantil: documentos oficiais publicizados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Autores

  • Débora de Souza Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Ligia Almeida Teixeira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Educação Infantil, SEEDF, Prática Docente, Documentos, Currículo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar quais são as orientações para a prática docente na Educação Infantil a partir dos documentos publicados no site da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) voltados para a primeira etapa da educação básica. Neste estudo, realizado em 2023, foram mapeados e identificados os documentos do referido site na aba nomeada como Espaço Pedagógico, bem como realizada a análise documental de seus conteúdos. Também foi elaborada uma pesquisa de campo, que contou com a técnica de coleta de dados, por meio de um questionário enviado às professoras da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal que atuam nessa etapa. Participaram do questionário 113 professoras, o que corresponde a 10% do quantitativo de profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil e Jardins de Infância do Distrito Federal. Com este estudo foi possível concluir que os documentos do site podem trazer subsídios para o fazer pedagógico da professora junto às crianças da Educação Infantil, desde que considerada a sua efetiva leitura e reflexão pelas docentes.

Biografia do Autor

Débora de Souza Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas de Brasília (2012). É especialista em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural pela Faculdade de Tecnologia de Palmas (2021). É professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Mestranda em Educação na modalidade profissional pela Universidade de Brasília (PPGE/UnB).

Ligia Almeida Teixeira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília com período sanduíche na Universidade do Porto (2014) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (2013). Fez Projeto de Extensão: Diálogos com Experiências Educacionais Inovadoras. É professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Mestranda em Educação na modalidade profissional pela Universidade de Brasília (PPGE/UnB).

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Publicado

2024-03-28