O projeto de vida: mais uma invenção para ser implantada ou uma proposta de inovação?
Palavras-chave:
Inovação, Invenção, Projeto de VidaResumo
Uma das competências gerais da Educação Básica é o “Trabalho e Projeto de Vida”. Por meio do compromisso com a educação integral, a escola deve oferecer o suporte para a construção do projeto de vida dos estudantes. Diante disso, este artigo é resultado de uma investigação bibliográfica sobre o tema “Projeto de Vida: mais uma invenção para ser implantada ou uma proposta de inovação?” e tem como objetivo discutir se a proposta é considerada inovadora para os estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa. Desta forma, serão apresentados os principais autores que trabalham com inovação escolar: Barcelos, Battestin, Carbonell, Hargreaves, Hernández, Imbernón, Masetto e Zabalza. A ideia é discutir algumas questões relacionadas ao tema. Seria o Projeto de Vida mais uma invenção do que uma inovação? Quais os benefícios desse trabalho para os estudantes do Ensino Médio?