Educação física escolar para crianças: análise do “Programa Educação com Movimento”

Autores

  • Pedro Henrique Malheiros Lucindo SEEDF/UnB
  • Juliana de Oliveira Freire SEEDF/UnB
  • Ingrid Dittrich Wiggers UnB

Palavras-chave:

educação física, escola, infância, educação infantil, ensino fundamental, programa educacional

Resumo

Este estudo visa examinar o “Programa Educação com Movimento” (PECM), voltado para a inserção do professor de educação física na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), enfocando os objetivos nele formulados. Dentre eles se destaca a ampliação das experiências corporais das crianças mediante a intervenção pedagógica integrada e interdisciplinar entre o professor de atividades e o professor de educação física. O delineamento da pesquisa é de caráter documental, sendo a principal fonte o próprio texto do PECM. A análise partiu da identificação de eixos que norteiam os objetivos do programa, tendo sido desenvolvida à luz da literatura do campo pedagógico da educação física que aborda a infância. Tais objetivos evidenciaram uma tendência a coadunar a cultura corporal de movimento com uma abordagem integrada e interdisciplinar, articulando ainda o papel da escola na formação de valores sociais. Observou-se que a interdisciplinaridade poderá ser favorecida pelas brincadeiras, que são uma atividade típica da infância e um conteúdo comum do professor de atividades e do professor de educação física. Por fim, é imperativo discutir a teoria, visto que isso gera um reflexo na prática, pois a fundamentação deve nortear o fazer pedagógico no cotidiano escolar.

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Publicado

2023-08-31