Transição escolar na educação das infâncias: acolhimento e parceria da comunidade escolar

Autores

Palavras-chave:

Transição Escolar, Educação das Infâncias, Parceria, Profissionais de Educação, Comunidade escolar

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a trajetória da transição escolar no contexto da Educação das Infâncias, a partir dos relatos de vivências, com a participação da comunidade escolar tendo no processo a corresponsabilidade, acolhimento e parceria como tripé para busca da prática dos direitos que constam na Base Nacional Comum Curricular. Buscamos refletir, por meio de um relato de experiência como ocorre isso na prática, como esses direitos estão sendo garantidos e chegam às crianças. Discorremos, ainda, sobre as possíveis mediações no período de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, evidenciando alguns pressupostos para pensar o acolhimento e a parceria dos profissionais da educação nesse processo.

Biografia do Autor

Danielle Daiane Reis, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Mestranda em Educação, Universidade de Brasília - UnB. Especialização em Docência da Educação Infantil, Universidade de Brasília – UnB. Graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília – UnB. Professora de Atividades, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Atua na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2024-03-28