Narrativas de Crianças do Sol Nascente
Palavras-chave:
Infância, Percurso, Narrativas InfantisResumo
A presente pesquisa traz um recorte de um estudo mais amplo sobre os percursos e narrativas das crianças moradoras do Sol Nascente. Esse delineamento aborda as potencialidades infantis e suas vivências protagonistas ao narrar seus caminhos. Nesse contexto, traçamos como objetivos conhecer o olhar singular das crianças sobre sua cidade e compreender as especificidades desse território e as múltiplas formas de apropriação e transformação do espaço. A metodologia tem viés qualitativo com participação visual e usa como ferramentas de coleta de dados as tecnologias digitais. Empreenderam-se além da pesquisa de campo, a revisão teórica e a discussão dos principais conceitos apresentados. A base teórica dialoga com os conhecimentos das ciências sociais, especialmente a Geografia e a Sociologia das infâncias. Os achados indicam que as crianças se apropriam dos espaços vividos, dialogam com estes e constroem sua identidade espacial de forma potente e protagonista, para além das lógicas dos adultos.