Alfabetização e letramento: um estudo no contexto do Distrito Federal no período pandêmico

Autores

  • Priscila da Silva Rocha Leira UnB
  • Solange Alves de Oliveira Mendes UnB

Palavras-chave:

Educação, Alfabetização, Letramento, Ensino remoto, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este estudo objetivou analisar as concepções e práticas de alfabetização e letramento diante dos desafios que o ensino remoto vinha impondo ao ensino da leitura e da escrita no 1º ano do ensino fundamental. Teoricamente, está ancorado em autores, tais como: Morais (2012), Soares (2021), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). A produção dos dados ocorreu em duas turmas de 1º ano, de duas escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal, em 2021, contando com observações de aula (duas em uma e três em outra turma) e entrevistas semiestruturadas. Em relação às práticas alfabetizadoras, constatou-se que os docentes recorreram a atividades voltadas para a alfabetização, porém, pouco se investiu em letramento. Ressalta-se que, embora as coordenadoras revelassem, em suas narrativas, a defesa pela perspectiva de alfabetizar letrando, parecia não ocorrer um trabalho articulado entre essas profissionais e os docentes.

Biografia do Autor

Priscila da Silva Rocha Leira, UnB

Professora da Educação Infantil na Cooperativa Educacional de Inema - COPEDIN em Salvador (2023). Estudante na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2023) no curso de Secretariado Executivo. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília UnB (2022); Foi monitora da Dra. Solange Alves na disciplina de processos de alfabetização e letramento na Universidade de Brasília - UnB (2021); Ingressou no curso de pedagogia UFBA – (2017); Cursou um ano Secretariado Executivo- UFBA (2008); Pós-graduada em MBA Gestão de Marketing Competitivo - Candido Mendes (2006); Curso de Proficiência língua Inglesa – Wizard (2005); Graduada em Bacharelado em Administração de Empresas – FIB (2003).

Solange Alves de Oliveira Mendes, UnB

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Concluiu o curso de Doutorado em Educação na UFPE em 2010, realizando-o em articulação com o Institut National de Recherche Pédagogique, através do doutorado sanduíche. Atuou como docente dos anos iniciais do ensino fundamental, inclusive com a Educação de Jovens e Adultos nas Prefeituras Municipais de Olinda e do Jaboatão dos Guararapes/PE. Integrou, como docente, a área de Didática e Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, no período de 2010 a 2013, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. No campo da pesquisa, tem se dedicado a analisar concepções, práticas de alfabetização e letramento, ciclos de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Progressão do ensino da leitura e da escrita no Bloco Inicial de Alfabetização, Alfabetização na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, entre outros. Em 2013, ingressou na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área de Didática. Em 2016, passou a atuar na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura (FE-UnB). A partir de 2017, ingressou no programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB.

Downloads

Publicado

2023-11-30