Práticas de literacia emergente em um Centro de Educação Infantil do Campo no Distrito Federal

Autores

Palavras-chave:

Educação, Literacia emergente, Infância

Resumo

O presente artigo discute o desenvolvimento da consciência fonêmica de crianças de 05-06 anos da Educação Infantil sob a perspectiva da introdução da materialidade em atividades de literacia emergente envolvendo o uso de objetos. Apresenta sucintamente os aspectos teóricos às práticas de literacia emergente na Educação Infantil e discute como o uso dos objetos na construção das relações grafema-fonema parece indicar a possibilidade de uma relação entre a materialidade e a literacia emergente. Este artigo apresenta recortes de um estudo descritivo-exploratório de uma pesquisa de Mestrado em Educação realizada na Universidade de Brasília e visa descrever as mudanças nos indicadores de consciência fonêmica de crianças de 05-06 anos, resultantes da análise microgenética dos dados levantados nas interações triádicas (adulto-criança-objeto) a partir do uso de jogo da memória de letra-figura-objeto em práticas de literacia emergente desenvolvidas em um Centro de Educação Infantil do Campo no Distrito Federal. Os resultados apresentados indicam a relevância do uso dos objetos na construção das relações entre fonemas e grafemas de crianças do campo e buscam contribuir para despertar novas reflexões e discussões acerca das práticas de literacia emergente na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Vanessa Carla Barros dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Alfabetização e Letramento. Especialista em Educação Infantil e Desenvolvimento. Participa do Grupo de Pesquisa InfantiaUnB. Atualmente é professora dos anos iniciais na SEEDF. Contato: barrossantosvc@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/9714014115889206;

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Publicado

2024-03-28