Práticas de literacia emergente em um Centro de Educação Infantil do Campo no Distrito Federal
Palavras-chave:
Educação, Literacia emergente, InfânciaResumo
O presente artigo discute o desenvolvimento da consciência fonêmica de crianças de 05-06 anos da Educação Infantil sob a perspectiva da introdução da materialidade em atividades de literacia emergente envolvendo o uso de objetos. Apresenta sucintamente os aspectos teóricos às práticas de literacia emergente na Educação Infantil e discute como o uso dos objetos na construção das relações grafema-fonema parece indicar a possibilidade de uma relação entre a materialidade e a literacia emergente. Este artigo apresenta recortes de um estudo descritivo-exploratório de uma pesquisa de Mestrado em Educação realizada na Universidade de Brasília e visa descrever as mudanças nos indicadores de consciência fonêmica de crianças de 05-06 anos, resultantes da análise microgenética dos dados levantados nas interações triádicas (adulto-criança-objeto) a partir do uso de jogo da memória de letra-figura-objeto em práticas de literacia emergente desenvolvidas em um Centro de Educação Infantil do Campo no Distrito Federal. Os resultados apresentados indicam a relevância do uso dos objetos na construção das relações entre fonemas e grafemas de crianças do campo e buscam contribuir para despertar novas reflexões e discussões acerca das práticas de literacia emergente na Educação Infantil.