Diversidade de sujeitos, possibilidades da polifonia e formação de professores/as em/para relações étnico-raciais: subvertendo o perigo da história única

Autores

  • Renata Nogueira da Silva EAPE

Palavras-chave:

formação continuada, relações étnico-raciais, EAPE, escola, racismo

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre os efeitos da formação continuada promovida pela  Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) no ano de 2019,  por meio do curso “Repensando as relações étnico-raciais na escola‟ na reconfiguração das práticas pedagógicas das/os cursistas das escolas públicas do Distrito Federal.  Para tal, pautei-me numa abordagem sustentada em autoras/es que estudam a temática das relações étnico-raciais, fiz uma pesquisa bibliográfica nos materiais arquivados produzidos ao longo do curso e realizei ainda entrevistas com  ex-cursistas. Argumento que a formação continuada apresenta-se como elemento importante na ressignificação das práticas, planejamento e saberes docentes, além de atuar efetivamente nos modos através dos quais as/os cursistas percebem e se posicionam no mundo.

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Publicado

2023-09-25