Percepções sobre mediação de conflitos dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal

Autores

  • Claudete Cardoso Penteado UnB

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Mediação de Conflitos, Escolas Públicas, Professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos docentes de dez escolas públicas do Distrito Federal quanto à mediação de conflitos no contexto escolar. Este trabalho integra o projeto de pesquisa “Experiências de educação em direitos humanos (EDH) e mediação de conflitos no contexto escolar do Distrito Federal‟, cujo objetivo geral é avaliar a política pública de EDH, no eixo convivência e segurança, a partir das ações de mediação de conflitos no contexto escolar do Distrito Federal (DF) no período de 2012 a 2018. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo com o uso de software como instrumento auxiliar. Os resultados sugerem que os professores compreendem o que é mediação de conflitos e a consideram importante por sistematizar novos entendimentos, e poder dialogar com respeito perante as diferenças do outro.

Palavras-chave: Educação em direitos humanos. Mediação de Conflitos. Escolas Públicas. Professores.

Perceptions about conflict mediation of teachers in the public school system of the Federal District

Abstract: This article aims to present the perception of teachers from ten public schools in the Federal District regarding conflict mediation in the school context. This work is part of the research project "Experiences in human rights education (HDE) and conflict mediation in the school context of the Federal District", whose general objective is to evaluate the public policy of EDH, in the axis of coexistence and security, based on actions of mediation of conflicts in the school context of the Federal District (DF) from 2012 to 2018. Data analysis will be performed through content analysis using software as an auxiliary tool. The results suggest that teachers understand what conflict mediation is and consider it important for systematizing new understandings, and being able to respectfully dialogue with each other's differences.

Keywords: Human rights education. Conflict Mediation. Public schools. Teachers.

 

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Publicado

2019-08-29