A violência doméstica e familiar contra a mulher e as leis que promovem sua proteção

Autores

  • Luana Nery Moraes Secretaria de Estado de Educação do DF
  • Isabel Santos do Nascimento
  • Izete Santos do Nascimento
  • Maria Helenice de Paiva Miranda Teixeira SEEDF

Palavras-chave:

Comunicação não-violenta, Cultura de paz, Educação, Violência doméstica e familiar

Resumo

O presente trabalho traz o relato do projeto “A violência doméstica e familiar contra a mulher e as leis que promovem sua proteção‟, realizado no Centro de Ensino Médio 12 de Ceilândia, por estudantes do 2.º e 3.º ano, no período de 2018/2019, coordenado por quatro docentes de áreas distintas: Filosofia, Espanhol, Sociologia e Língua Portuguesa, bem como contou com o auxílio de professores de outras disciplinas. O referido projeto originou-se a partir da participação de uma das professoras no curso Maria da Penha Vai à Escola, ofertado pela  Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE). Posteriormente o projeto foi inscrito no I Prêmio Maria da Penha Vai à Escola, no qual o CEM 12 foi um dos premiados. Com a iniciativa, a escola, em parceria com os estudantes, procurou trazer ao conhecimento dos discentes não apenas a existência da Lei Maria da Penha e de outros dispositivos legais de proteção à mulher, mas também o enfrentamento das violências no cotidiano familiar e social.

Palavras-chave: Comunicação não-violenta. Cultura de paz. Educação. Violência doméstica e familiar.

Domestic and family violence against women and laws that promote their protection

Abstract: This work presents the report of the project "Domestic and family violence against women and the laws that promote their protection", carried out at the Secondary School 12 of Ceilândia, by students of the 2nd and 3rd year, in the period of 2018/2019, coordinated by four professors from different areas: Philosophy, Spanish, Sociology and Portuguese, as well as with the help of professors from other disciplines. This project originated from the participation of one of the teachers in the Maria da Penha Vai à Escola course, offered by the Undersecretary of Continuing Education of Education Professionals (EAPE). Subsequently, the project was enrolled in the 1st Maria da Penha Vai à Escola Award, in which CEM 12 was one of the awardees. With the initiative, the school, in partnership with students, sought to bring to the attention of students not only the existence of the Maria da Penha Law and other legal provisions for the protection of women, but also the confrontation of violence in family and social daily life.

Keywords: Non-violent communication. Culture of peace. Education. Domestic and family violence.

Biografia do Autor

Luana Nery Moraes, Secretaria de Estado de Educação do DF

Luana Nery Moraes é graduada em Letras/Espanhol pela Universidade de Brasília, especialista em Tradução de Espanhol pela Universidade Gama Filho e graduanda de Direito do Centro Universitário IESB. Professora efetiva na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Contato: luana.nery@edu.se.df.gov.br

 

Isabel Santos do Nascimento

Isabel Santos do Nascimento é graduada em Filosofia, especialista em Orientação Educacional e Docência do Ensino Superior. Professora efetiva na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Contato: isabel.formiga@edu.se.df.gov.br

 

Izete Santos do Nascimento

Izete Santos do Nascimento é Mestra em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Pedagoga-Orientadora Educacional na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Contato: Izete.santos@edu.se.df.gov.br 

 

Maria Helenice de Paiva Miranda Teixeira, SEEDF

Mª Helenice de Paiva Miranda Teixeira é graduada em Letras, especialista em Educação Inclusiva. Professora efetiva na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Contato: maria.helenice@edu.se.df.gov.br

 

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Publicado

2019-08-29