A importância da formação continuada como fomento às ações pedagógicas voltadas ao tema do trânsito e da mobilidade urbana

Autores

  • Ellen Michelle Barbosa de Moura SEEDF

Palavras-chave:

Trânsito, Mobilidade, Direitos Humanos, Cidadania, EAPE, Detran

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo publicizar intervenções pedagógicas realizadas junto aos estudantes da educação básica do Distrito Federal a partir de formação continuada oferecida pelo Departamento de Trânsito (Detran), oportunizado por meio de parceria com a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) acerca do trânsito e mobilidade como cultura da paz, no âmbito do Programa Detran nas Escolas. Para isso, faz-se um texto de caráter descritivo-narrativo com exposição sobre o curso, relacionando-o aos direitos humanos e cidadania, e com um relato das aprendizagens e intervenções pedagógicas feitas junto aos discentes. Conclui-se que a formação continuada é uma ferramenta essencial para fomentar ações pedagógicas diferenciadas, baseadas na discussão teórico-prática que proporciona intervenção intencional e ampliação do conhecimento dos professores sobre uma temática relevante e diretamente relacionada aos direitos humanos.

Palavras-chave: Trânsito. Mobilidade. Direitos Humanos. Cidadania. EAPE. Detran.

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Publicado

2019-08-29