CEF 01 de Brazlândia: Onde a Cultura de Paz e a construção coletiva proporcionam uma educação pública de qualidade
Palavras-chave:
CEF 01 de Brazlândia, Educação pública, Qualidade, Planejamento Pedagógico, Cultura de PazResumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a influência da valorização do espaço físico, dos recursos pedagógicos, humanos e materiais para a oferta de uma educação pública de qualidade aos educandos dos anos finais do ensino fundamental, bem como refletir e analisar como os problemas sociais que circundam a escola podem impactar na aprendizagem dos alunos. Também visa demonstrar como um planejamento pedagógico, com vistas ao envolvimento de toda a comunidade escolar corrobora para uma educação pública de qualidade e de implantação de uma cultura de paz no ambiente escolar. Este artigo foi realizado baseado em análises teóricas sobre a importância da interação entre os pares e da organização dos espaços, do papel do educador e também como se dá à relação do aluno com o meio proporcionado a ele e com as diferentes culturas apresentadas. Para além das revisões bibliográficas, partimos, sobretudo, da realidade vivida nos últimos 10 (dez) anos no Centro de Ensino Fundamental 01 de Brazlândia-DF, escola cujos rótulos já fizeram referências a presídios e hoje evidencia sua melhoria na qualidade de ensino e de aprendizagem.
Palavras chaves: CEF 01 de Brazlândia. Educação pública. Qualidade. Planejamento Pedagógico. Cultura de Paz. Pertencimento.
CEF 01 de Brazlândia: Where the Culture of Peace and collective construction provide quality public education
Abstract: This study aims to present a discussion on the influence of valuing the physical space, pedagogical, human and material resources for the provision of quality public education to students in the final years of elementary school, as well as to reflect and analyze how the social problems surrounding the school can impact student learning. It also aims to demonstrate how a pedagogical planning, with a view to involving the entire school community, contributes to quality public education and the implementation of a culture of peace in the school environment. This article was carried out based on theoretical analysis on the importance of interaction between peers and the organization of spaces, the role of the educator and also how the student's relationship with the environment provided to him and with the different cultures presented occurs. In addition to the bibliographical reviews, we started, above all, from the reality experienced in the last 10 (ten) years at the Center for Elementary Education 01 in Brazlândia-DF, a school whose labels have already made references to prisons and today shows its improvement in the quality of teaching and learning.
Keywords: CEF 01 from Brazlândia. Public education. Quality. Pedagogical Planning. Culture of Peace. Belonging.