Psicologia do trânsito e direção de adolescentes não habilitados

Autores

  • Graciela Alves Universidade de Brasília - UnB
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
  • Daniel Alves Boeira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

Trânsito, Psicologia do Trânsito, Adolescente não Habilitado, Legislação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar por intermédio da Psicologia do Trânsito, os aspectos sociais e psicológicos da prática de direção de veículos automotivos por adolescentes não habilitados. Os adolescentes em sua maioria têm sua iniciação antes dos 18 anos, aprendem pela influência de pessoas próximas, sendo que a legislação brasileira proíbe este tipo de conduta, mesmo assim, nosso país é um dos "campeões" em mortes relacionadas ao trânsito. E, tem alto índice de vítimas entre a população jovem. Ainda que com inúmeras estatísticas, estudos e campanhas feitas para mensurar e consequentemente alertar acerca dos danos sociais resultantes de indivíduos que ainda estão em processo de desenvolvimento, mas apesar disso exercem a direção veicular sem permissão e consolidam uma forte tendência a apresentar desempenho insatisfatório no trânsito. Cabe ressaltar também a importância dos testes psicológicos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, e o debate sobre a possível imputabilidade do adolescente perante o delito cometido ao ato de dirigir sem permissão. Esta investigação constituída de análise bibliográfica em uma abordagem qualitativa apontou que é preciso ter mais educação e conscientização, bem como um Estado mais atuante no quesito gestão do trânsito, em que desenvolva no adolescente um somatório de habilidades e comportamentos para que saiba lidar na sociedade e no mundo do trânsito.

Palavras-chave: Trânsito. Psicologia do Trânsito. Adolescente não Habilitado. Legislação.

Biografia do Autor

Graciela Alves, Universidade de Brasília - UnB

Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela Escola Nacional de Socioeducação/Universidade de Brasília (ENS/UnB) e Especialista em Psicologia do Trânsito pela Universidade São Francisco (USF). Atua como Psicóloga no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em Paulínia/SP.

Daniel Alves Boeira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em História, na área de concentração em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Especialista em Gestão em Segurança Pública pelo Centro Universitário FACVEST (2014). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Docente na Academia de Justiça e Cidadania (ACADEJUC/SC). É pesquisador junto ao Laboratório de Relações de Gênero e Família - LABGEF, membro da Associação Nacional de História - ANPUH e da Red de Estudios de Historia de Las Infancias en America Latina (REHIAL).Secretário nacional do Grupo de Trabalho de História da Infância e Juventude, ANPUH/Brasil. Faz parte da Comunidade Escola Nacional de Socioeducação - ENS, atualmente exercendo atividades junto ao Curso de Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação, vinculado à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério dos Direitos Humanos. Tem experiência na área da História, com ênfase em História do Tempo Presente e História do Brasil República, atuando principalmente os seguintes temas: Infância, Juventude, Violência(s) e Relações Sociais. 

Downloads

Publicado

2019-08-29