Revista da escola: periódico Agrourbano
Palavras-chave:
Revista, Periódico, Atividade colaborativa.Resumo
O relato apresenta o trabalho realizado para produção de revista informativa, publicando acontecimentos da escola, sua história e da comunidade local. Foi produzida uma edição bimestral, que expõe a história da criação da escola, o contexto da população local e seu desenvolvimento. Foram publicados projetos da escola, acontecimentos prioritários do bimestre, como Feiras Culturais, apresentações estudantis, projetos literários, festas periódicas e outros eventos que mereceram destaque. Alguns trabalhos dos estudantes também foram agraciados com sua edição na revista. O público-alvo foi o corpo discente, para que estudantes viessem a orgulhar-se de suas origens e de seus feitos, proporcionando conexões com a realidade e com o território em que estão inseridos. Este projeto teve início no segundo semestre de 2023, com a proposta de estender-se para o ano de 2024, editando assim 2 revistas no primeiro ano e 4 no ano seguinte. Foi executada por alunos do oitavo e do nono ano do Ensino Fundamental, na Escola do Campo Centro Educacional Agrourbano Ipê, que atende alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A metodologia de pesquisa utilizada foi a participativa, em que o aluno é pesquisador, protagonista e narrador do projeto. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas, coleta de fotos da origem do CED Agrourbano Ipê, da comunidade, panfletos da origem do território administrativo onde a escola está inserida. A revista recebeu o nome de “Periódico Agrourbano”, por ter uma edição periódica, com o intuito de informar e eternizar os acontecimentos da escola.