Currículo para diversidade na perspectiva da Ação-Reflexão-Ação: as contribuições do coordenador pedagógico dos anos iniciais
Palavras-chave:
Relações Étnico-Raciais, Currículo, Coordenador PedagógicoResumo
O presente texto problematiza as discussões do eixo transversal diversidade e suas interfaces com a educação para as relações étnico-raciais no contexto da escola pública do Distrito Federal. Tem por objetivo compreender as ações e estratégias didáticas do coordenador pedagógico a partir do método Ação-Reflexão-Ação (ARA), com base no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, exercidas para a construção e a consolidação dos valores civilizatórios africanos e afro-brasileiros, bem como o fortalecimento das premissas de uma educação para os Direitos Humanos, na escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter reflexivo sobre o fazer-saber pedagógico e curricular, com especial atenção ao método de estudo de caso. Ao longo da investigação, ficou claro o valor da transversalidade entre a educação para as relações étnico-raciais, a implementação do currículo para a diversidade e a atuação central do coordenador pedagógico na consolidação de uma educação antirracista.