Práticas inovadoras na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Palavras-chave:
Inovação Educacional. CIL. Escolas-Parques. Jornada Ampliada. Transformações Pedagógicas e sociais.Resumo
O objetivo principal deste artigo é revisitar o conceito de inovação educacional sob as lentes de Zabalza (2014); Garcia (1980) e por meio de três ações públicas que ensejaram transformações pedagógicas e sociais no Distrito Federal. A primeira delas é a criação dos Centros Interescolares de Línguas – CILs, ação de baixo para cima, bottom-up, proposta e vitalizada por uma professora atenta às demandas da comunidade escolar, a qual faz desta unidade da Federação referência em ensino de Língua Estrangeira – LE. A segunda é a abertura de Escolas-Parque - EPAR, modelo educacional concebido por Anísio Teixeira que propunha uma educação diferenciada, de qualidade e que envolvesse todos os aspectos que compõem o desenvolvimento humano. A terceira é a instituição da Jornada Ampliada no Distrito Federal como um dos meios integrantes de valorização docente, prática que se diferencia de outras capitais por seu formato de organização da carga horária de trabalho do professor. Essa ação traz benefícios para a ação pedagógica, impactando, substancialmente, na melhoria das condições de trabalho docente e na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Abordamos o histórico, os avanços e recuos, a concepção de educação, os elementos caracterizadores de inovação educacional e as potencialidades dessas políticas públicas ao longo do artigo.