Práticas inovadoras na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Autores

  • Alessandra Valéria de Paula Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) http://orcid.org/0000-0003-0061-4355
  • Kisy Gonçalves de Oliveira Universidade de Brasília (UnB) /Secretaria de Estado Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Suzana Régia Oliveira Barbosa Silva Universidade de Brasília (UnB)/ Secretaria de Estado Educação do Distrito Federal (SEEDF) https://orcid.org/0009-0002-3296-662X
  • Liliane Campos Machado Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Inovação Educacional. CIL. Escolas-Parques. Jornada Ampliada. Transformações Pedagógicas e sociais.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é revisitar o conceito de inovação educacional  sob as lentes de Zabalza (2014); Garcia (1980) e por meio de três ações públicas que ensejaram transformações pedagógicas e sociais no Distrito Federal. A primeira delas é a criação dos Centros Interescolares de Línguas – CILs, ação de baixo para cima, bottom-up, proposta e vitalizada por uma professora atenta às demandas da comunidade escolar, a qual faz desta unidade da Federação referência em ensino de Língua Estrangeira – LE. A segunda é a abertura de Escolas-Parque - EPAR,  modelo educacional  concebido por Anísio Teixeira que propunha uma educação diferenciada, de qualidade e que envolvesse todos os aspectos que compõem o desenvolvimento humano. A terceira é a instituição da Jornada Ampliada no Distrito Federal como um dos meios integrantes de valorização docente, prática que se diferencia de outras capitais por seu formato de organização da carga horária de trabalho do professor. Essa ação traz benefícios para a ação pedagógica, impactando, substancialmente, na melhoria das condições de trabalho docente e na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Abordamos o histórico, os avanços e recuos, a concepção de educação, os elementos caracterizadores de inovação educacional e as  potencialidades dessas políticas públicas ao longo do artigo.

 

Biografia do Autor

Alessandra Valéria de Paula, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Graduada em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB e mestra em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal com atuação em Centro de Línguas e em Sala de Recursos. Membra do grupo de pesquisa (CNPq) Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade

Kisy Gonçalves de Oliveira , Universidade de Brasília (UnB) /Secretaria de Estado Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, Faculdade de Educação – UNB, Graduada em Letras e Pedagogia, Professora da Educação Básica, na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.  Contato: kisyoliveira@gmail.com

Suzana Régia Oliveira Barbosa Silva , Universidade de Brasília (UnB)/ Secretaria de Estado Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, Faculdade de Educação – UNB, Graduada em Pedagogia, Pedagoga Orientadora Educacional da Educação Básica, na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Contato: suzanaregia17260@gmail.com

Liliane Campos Machado , Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutora em Educação pela UnB. Atualmente é professora adjunta III, diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e Conselheira na Câmara de Educação Profissional e Tecnológica – CEPT do Conselho de Educação do Distrito Federal. Contato: lcmpedagogia@yahoo.com.br

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Publicado

2025-04-07