Conhecimento que Trans-forma: crianças e adolescentes trans da rede pública de ensino do Distrito Federal
Palavras-chave:
Criança, Adolescente, Trans, Escola, Formação.Resumo
Este trabalho iniciou durante a pandemia de COVID 19, a partir da solicitação de uma formação para professoras e professores de uma escola de ensino fundamental 1 da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Naquele momento, as aulas seguiam virtualmente e as escolas se preparavam para o retorno presencial. Ao fechar as matrículas, a unidade escolar se viu diante de um estudante trans, onde os responsáveis legais haviam solicitado o uso de nome social para sua matrícula, gerando dúvidas e incertezas. Oferecida esta primeira formação, percebi que a necessidade daquela escola poderia ser a de muitas outras. O pedido de formação que esta escola fez, pode não acontecer em outros espaços, gerando violências e negligências de direito no que diz respeito a criança e adolescente trans. A partir de então, foi construída a oficina pedagógica “Conhecimento que trans-forma: crianças e adolescentes trans da rede pública de ensino do Distrito Federal”. Mais de 10 escolas receberam a oficina, bem como duas Regionais de Ensino por meio das e dos profissionais do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem e Orientação Educacional.