Militarização da vida civil: transferência de valores militares e repressão no sistema educacional de Brasília (1964-1975)
Palavras-chave:
Ditadura civil-militar, Militarização, Educação, Brasília, Educação Moral e Cívica, Civil-military dictatorship, Militarization, Education, Brasilia, Moral and civic educationResumo
Durante a ditadura civil-militar, os militares mantiveram forte controle dos campos político e social, imprimindo nessas dimensões sua influência enquanto grupo particular. Isso resultou na militarização de diversas instâncias da vida civil, onde pode-se destacar o interesse dos militares na área educacional. Dessa forma, através da revisão bibliográfica e análise documental, analisou-se a institucionalização de políticas que corresponderam a um processo de militarização da educação em Brasília ao observar os eixos pelos quais esse processo tomou corpo e como dialogou com o pensamento militar da época. Constatando-se a partir disso, como a educação se inseriu nos projetos ditatoriais ao sofrer com a influência militar, e como esse movimento reverberou no contexto educacional de Brasília entre 1964 e 1975, período no qual ocorreu a formulação e implantação desses projetos.
Palavras-chave: Ditadura civil-militar. Militarização. Educação. Brasília. Educação Moral e Cívica.
Abstract
During the Brazilian civil-military dictatorship, the military maintained strong control over the political and social fields, influencing these dimensions as a particular group. This resulted in the militarization of several instances of civil life, among them the interest of the military in the educational area can be highlighted. Thus, through a bibliographic review and document analysis, the institutionalization of policies that corresponded to a process of militarization of education in Brasília was analyzed by observing the axes through which this process took shape and how it dialogued with the military thought of the time. From this, it was possible to see how education was inserted in dictatorial projects when suffering from the military influence, and how this movement reverberated in the educational context of Brasília between 1964 and 1975, a period in which these projects were formulated and implemented.
Keywords: Civil-military dictatorship. Militarization. Education. Brasilia. Moral and civic education.