Um sonho do passado e uma utopia do futuro: os percursos históricos da Educação Popular Brasileira

Autores

  • César Ferreira Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Nima Imaculada Spigolon Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Educação Popular

Resumo

A Educação Popular no Brasil é marcada por vários momentos que estão imbricados no tempo e na história de nosso país, momentos esses que remontam tempos anteriores à década de 1960. Neste bojo de desejos, sentimentos e mudanças sociais, começam a serem articulados os Movimentos de Cultura Popular brasileiros, a Educação Popular nasce como um movimento que não estava inserido no contexto escolar da época, mas sim, era gestado no seio de organizações populares. O desfecho dessa investigação é remontar os percursos históricos da história da Educação Popular no Brasil, narrando proposições antecedentes e também posteriores à sua criação e disseminação pelos movimentos populares brasileiros, passando por momentos dolorosos no Brasil como o Golpe da Ditadura Militar de 1964, o AI-5, a feitura da Pedagogia do Oprimido e da Teoria da Ação Revolucionária e Teoria da Relação Opressora, alguns percursos de Paulo Freire e família no exílio e sua volta ao Brasil, a filiação de Freire ao Partido dos Trabalhadores (PT), assim como em sua nomeação como Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo/SP, a conquista de vários direitos sociais ao povo brasileiro na gestão do PT e a criação e desenvolvimento do último documento de relevância Nacional sobre Educação Popular e Políticas Públicas no Brasil, que foi o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas no ainda governo da Presidenta Dilma Rousseff, antes do golpe sofrido no ano de 2016.

Palavras Chave: Educação Popular. Movimentos de Cultura Popular. Ditadura Militar. AI-5. Paulo Freire. História da Educação Popular.

A dream of the past and a utopia of the future: The historical paths of brazilian popular education

Abstract: Popular Education in Brazil is marked by several moments that are imbricated in the time and history of our country, moments that date back to times before the 1960s. In this context of desires, feelings, and social changes, the Brazilian Popular Culture Movements begin to be articulated. Popular Education was born as a movement that was not inserted in the school context at the time, but rather, it was conceived within popular organizations. The purpose of this investigation is to retrace the historical paths of Popular Education in Brazil, narrating propositions before and after its creation and dissemination by Brazilian popular movements, going through painful moments in Brazil such as the military dictatorship of 1964, the AI-5, the making of the Pedagogy of the Oppressed and the Theory of Revolutionary Action and the Theory of the Oppressor Relationship, some of Paulo Freire’s and his family’s journeys into exile and his return to Brazil, Freire’s affiliation to the Workers’ Party (PT), as well as in Freire’s appointment as Municipal Secretary of Education of the city of São Paulo/SP, the achievement of several social rights to the Brazilian people in the PT administration, and the creation and development of the last document of National relevance on Popular Education and Public Policies in Brazil, which was the Framework of Popular Education for Public Policies in the still government of President Dilma Rousseff, before the coup suffered in the year 2016.

Keywords: Popular Education. Popular Culture Movements. Military Dictatorship. AI-5. Paulo Freire. History of Popular Education.

Biografia do Autor

César Ferreira Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Bacharel em Psicologia e Psicólogo (2017). Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional (2019). Graduando em Pedagogia (2020). Atualmente é Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2020) na área de concentração: Estado, Políticas Públicas e Educação. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA-FE/UNICAMP). Assistente Editorial na Editora Diálogo Freireano e membro do corpo Editorial na Editora Livrologia. Foi Tutor/Facilitador na UNIVESP-Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2020). Autor de Livros como: Algumas Reflexões sobre Educação Popular na Contemporaneidade: Diálogos, Escritos e Perspectivas de uma Educação Libertadora; Educação, Política e Cultura: Um Olhar da Práxis de Paulo Freire nas Políticas Públicas no Trabalho do Psicólogo (2020). Políticas Públicas De Saúde Sobre Drogas: A Reabilitação Psicossocial e a Dependência Química (2019); Autor de Livros, Capítulos de Livros, e Artigos Científicos. Possui experiência na área de Educação Popular; Psicologia Clínica e Psicologia Social com ênfase em Clínica Ampliada e Saúde Mental, Desigualdades e Vulnerabilidades Sociais, Educação e Adoecimento Psíquico. Eixos de Pesquisa: Psicologia Social, Educação Popular, Educação de Adultos, Políticas Públicas, Sociologia da Educação, Educação Escolar.

Nima Imaculada Spigolon, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorado em Educação, área de concentração Ciências Sociais na Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestrado em Educação, área de concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pela mesma Universidade (2009). Graduação em Pedagogia (2005) e Bacharelado em Administração (1992). Professora da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas. Credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional). Coordenadora e pesquisadora do GEPEJA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos) e pesquisadora do GPPES (Grupo de Pesquisas em Políticas, Educação e Sociedade), ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro da : ALB (Associação de Leitura do Brasil); ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação); ABRESC (Academia Brasileira de Escritores), ALAM( Academia de Artes, Letras e Música de Ituiutaba); UTOPIA (União de Escritores da Língua Portuguesa); ACLEMOD (Associação de Cultura, Literatura e Educação de Quirinópolis). Atua principalmente com os temas de: Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire e Elza Freire, Formação de professores, Políticas Públicas, Ditadura e Exílio brasileiro.

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Publicado

2022-05-31