A educação nas escolas públicas de Divinópolis-MG: sondagem dos indicadores de aprendizagem da Prova Brasil

Autores

  • Lais de Souza Redua Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Educação básica, índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB).

Resumo

Neste artigo foi realizada sondagem correlacionada ao desempenho das escolas da cidade de Divinópolis-MG na primeira fase do Ensino Fundamental, considerando os resultados da Prova Brasil de 2019. Para tanto, algumas questões foram idealizadas para o desenvolvimento dessa discussão: Qual o panorama dos resultados da Prova Brasil nas escolas de Divinópolis? As escolas melhores classificadas atendem quais realidades (econômicas e sociais) da cidade? O objetivo foi analisar os resultados da última Prova Brasil, aplicada no ano de 2019, nas turmas do 5º ano, anos iniciais do Ensino Fundamental, das escolas públicas da cidade de Divinópolis-MG. Fundamentando nos dados e autores estudados, indica-se a necessidade em repensar as formas de avaliação ou até mesmo investir em outras metodologias avaliativas como parâmetro do processo educativo dos sujeitos, sobretudo nas etapas da educação básica que precisam deliberar medidas mais democráticas da formação, pois a avaliação interfere diretamente em políticas públicas educacionais.

 

Downloads

Publicado

2022-11-30