Birdwatching no polo de atendimento de altas habilidades/superdotação da Escola Classe 64 de Ceilândia, Distrito Federal

Autores

  • Augusto Borges Aguiar Queiroz Estudante do Centro de Ensino Fundamental 404 de Samambaia (SEEDF)
  • Níckolas Merola Moreira Estudante no Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia (SEEDF)
  • Lucas Mendes dos Santos Estudante no Centro Educacional 06 de Ceilândia (SEEDF)
  • Rosevaldo Pessoa Queiroz Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Aves., Fauna urbana, Fragmentação de hábitat

Resumo

Aves são carismáticas e importantes para o equilíbrio das relações ecológicas onde estão inseridas. Constituem 25% do número total de vertebrados, com cerca de 11 mil espécies. O estudo da avifauna urbana pode oferecer informações sobre a qualidade ambiental da cidade, pois aves são bioindicadoras. Foram feitas observações semanais de março a novembro de 2023, pelo método de avistamento, na Escola Classe 64 de Ceilândia, Distrito Federal. Registrou-se 57 espécies de aves. Além do levantamento de espécies, foi possível registrar que algumas delas usam a área da escola como local de reprodução. Isto reforça a importância da manutenção de áreas verdes no perímetro urbano na preservação da avifauna. O pombo-doméstico se manteve em números muito reduzidos e não nidificou na escola, já que a competição por recursos com outras espécies pode ter exercido uma importante pressão no seu controle. A presença ocasional de predadores indica uma teia de interações com outros microambientes onde as aves estão presentes. Além da relevância científica do projeto, ressalta-se seu potencial pedagógico ao aproximar a teoria e a prática de ciências sem precisar sair do ambiente escolar.

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Publicado

2025-11-05