O Cerrado sob a ótica dos educandos: o espaço do Centro Educacional Dona América Guimarães e a criação de um aplicativo

Autores

  • Guilherme Gustavo de Sousa Oliveira Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Allan Kelvin Lopes da Silva Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Cecília de Souza Soares Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães
  • Joaquim Miguel Vieira de Sousa Ramos Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães
  • Layla Emanuely dos Santos Souza Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães
  • Marina Vidal Carneiro da Costa Vidal Carneiro da Costa Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães
  • Mariana Queiroz de Assis Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães

Palavras-chave:

Cerrado, Educação Ambiental, Tecnologia Educacional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar a experiência didático-pedagógica vivenciada no âmbito do 13º Circuito de Ciências das escolas públicas do Distrito Federal, focado na valorização do bioma Cerrado. A proposta articula educação ambiental, senso de pertencimento ecológico e inovação tecnológica, envolvendo alunos do Centro Educacional Dona América Guimarães (CEDDAG), localizado em Arapoanga, Distrito Federal, em práticas de pesquisa e prototipagem de um aplicativo digital. O Cerrado, reconhecido por sua biodiversidade e por ser um dos biomas mais ameaçados do país, serve como objeto de estudo e ação transformadora. A metodologia do projeto seguiu etapas interativas, interdisciplinares e investigativas, promovendo a construção coletiva do conhecimento e o protagonismo juvenil. Como produto educacional, os estudantes desenvolveram a ideia de um aplicativo mobile intitulado Mangaba Cerrado, com funcionalidades voltadas à catalogação da flora local. Os resultados indicam o fortalecimento da consciência ecológica dos discentes, além da valorização da ciência como ferramenta de transformação social. Reflete-se, por fim, sobre a importância da integração entre meio ambiente, educação e tecnologia como caminho para a formação cidadã.

Biografia do Autor

Guilherme Gustavo de Sousa Oliveira, Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Graduado em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília (UnB). Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 

Allan Kelvin Lopes da Silva, Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Graduado em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília (UnB). Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 

Cecília de Souza Soares, Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães

Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães. 

Joaquim Miguel Vieira de Sousa Ramos, Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães

Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães.

Layla Emanuely dos Santos Souza, Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães

Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães.

Mariana Queiroz de Assis, Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães

Estudante do Centro Educacional Dona América Guimarães.

Downloads

Publicado

2025-11-05