As emoções do Cerrado sob a perspectiva da Educação Inclusiva: um projeto de educação socioambiental com estudantes com deficiência
Palavras-chave:
Cerrado. , Deficiência Intelectual, Desenvolvimento socioemocional. , Educação Inclusiva. , Metodologias lúdicas, Transtorno do Espectro Autista.Resumo
O presente trabalho relata uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) no Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga – Colégio Cívico Militar do Distrito Federal, utilizando o bioma Cerrado como recurso metafórico e sensorial para o reconhecimento e expressão de emoções. O projeto propôs atividades interdisciplinares envolvendo contação de histórias, criação artística com tangram, construção de mapas afetivos e a Janela das Emoções, mediando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio de experiências concretas e simbólicas. Ao longo de seis meses, estudantes participaram das ações, revelando avanços significativos na ampliação do vocabulário emocional, na autorregulação e nas interações sociais. O uso de animais do Cerrado como metáforas emocionais permitiu que as crianças se vissem refletidas em narrativas da natureza, promovendo o pertencimento e o engajamento. Os resultados apontam para a potência de metodologias sensíveis e contextualizadas, que consideram os tempos e modos de aprendizagem de cada sujeito. A apresentação do projeto por estudantes no 13° Circuito de Ciências reafirmou sua dimensão inclusiva e transformadora. A experiência demonstrou que a verdadeira inclusão se constrói com escuta, sensibilidade e valorização dos saberes locais, confirmando a relevância do bioma como mediador simbólico e afetivo na educação especial.