A extração de óleo essencial de citronela com o uso de materiais de baixo custo

Autores

  • Anna Karyna Teixeira Spier Estudante no Centro Educacional 08 do Gama (SEEDF)
  • Cinthya Gabrielly Dourado de Albuquerque Estudante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Ítallo Victor de Sousa Ferreira Estudante do Centro Educacional 08 do Gama (SEEDF)
  • Júlia Damásio Cunha dos Santos Estudante do Centro Educacional 08 do Gama (SEEDF)
  • Mariana Alves da Silva Estudante do Centro Educacional 08 do Gama (SEEDF)
  • Daniel Rodrigues de Oliveira Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Lucília Zeymer Alves Corrêa Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Investigação, Saúde Pública, Dengue, Interdisciplinaridade, Bioma Cerrado, Educação Científica

Resumo

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é um desafio à saúde pública no Distrito Federal, intensificado pelas condições climáticas do Cerrado e pelo crescimento urbano desordenado. Para combater a proliferação do vetor, o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue promoveu um treinamento em maio de 2024, no CED nº 08 do Gama, abordando estratégias pedagógicas para o controle da doença. Como resultado, foi desenvolvido um projeto escolar para a extração de óleo essencial de citronela e a produção de repelentes naturais, incentivando a investigação científica entre os estudantes. O estudo avaliou a viabilidade da extração do óleo utilizando materiais acessíveis e de baixo custo, além de testar sua eficácia contra o mosquito. A extração foi realizada por destilação por arraste a vapor, utilizando uma panela de pressão e um condensador de cobre. O óleo essencial obtido foi empregado na fabricação de difusores e repelentes, que demonstraram reduzir significativamente a presença de mosquitos no ambiente escolar. O projeto integrou diversas disciplinas e promoveu a sustentabilidade, a preservação do Cerrado e a responsabilidade social, evidenciando a viabilidade do uso da citronela como alternativa ecológica no combate à dengue. Além disso, reforçou a importância de projetos educacionais na formação científica dos alunos e na busca por soluções acessíveis para problemas de saúde pública.

Biografia do Autor

Anna Karyna Teixeira Spier , Estudante no Centro Educacional 08 do Gama (SEEDF)

Estudante da 3ª Série do Ensino Médio – Centro Educacional 08 do Gama – Distrito Federal.

Cinthya Gabrielly Dourado de Albuquerque , Estudante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Estudante da 3ª Série do Ensino Médio – Centro Educacional 08 do Gama – Distrito Federal.

Ítallo Victor de Sousa Ferreira, Estudante do Centro Educacional 08 do Gama (SEEDF)

Estudante da 3ª Série do Ensino Médio – Centro Educacional 08 do Gama – Distrito Federal.

Júlia Damásio Cunha dos Santos , Estudante do Centro Educacional 08 do Gama (SEEDF)

Estudante da 3ª Série do Ensino Médio – Centro Educacional 08 do Gama – Distrito Federal.

Mariana Alves da Silva , Estudante do Centro Educacional 08 do Gama (SEEDF)

Estudante da 3ª Série do Ensino Médio – Centro Educacional 08 do Gama – Distrito Federal.

Daniel Rodrigues de Oliveira, Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Graduado em Biologia e Educação Física, é pós-graduado, em nível de especialização, em Gestão e Educação Ambiental, além de especialista em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília. Atua como professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e, atualmente, exerce a função de coordenador pedagógico do Ensino Médio em Tempo Integral no CED 08 do Gama – DF.

Lucília Zeymer Alves Corrêa, Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Possui formação em Licenciatura e Bacharelado em Química, com Mestrado em Química Orgânica pela Universidade de Brasília. É pós-graduada, em nível de especialização, em Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora. Atua como professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e, atualmente, exerce a função de coordenadora pedagógica do Novo Ensino Médio no CED 08 do Gama – DF.

Downloads

Publicado

2025-10-31