Explorando o mundo dos frutos do Cerrado: uma jornada sensorial para crianças

Autores

  • Alcione Eugenia da Costa Lucena SEEDF
  • Priscila Oliveira Costa SEEDF

Palavras-chave:

Educação Infantil. , Experimentos., Ensino de ciências.

Resumo

O cerrado brasileiro, um bioma rico em biodiversidade, oferece uma paleta de sabores únicos através de seus frutos nativos. No Distrito Federal, essa riqueza natural se traduz em uma oportunidade ímpar para a educação infantil: a exploração sensorial dos frutos do cerrado como ferramenta pedagógica, a começar pela construção da cidade que foi pensada para ser um pomar a céu aberto, de modo que seus moradores tem acesso aos frutos das árvores. Através de atividades lúdicas e saborosas, as crianças embarcam em uma jornada de descobertas, aguçando seus sentidos e aprofundando seu conhecimento sobre o bioma e sua importância.

Este estudo exploratório, de caráter descritivo-narrativo, tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica inovadora que utiliza a exploração dos frutos do cerrado e as arvores encontradas na flora do Distrito Federal, como ferramenta de ensino na educação infantil. Através da descrição de experiências realizadas no Cento de Educação Infantil 05 de Taguatinga, serão abordados os benefícios dessa abordagem, os desafios encontrados e as perspectivas para o futuro.

Biografia do Autor

Alcione Eugenia da Costa Lucena , SEEDF

Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1998. Atua como especialista em Educação Inclusiva na SEEDF desde 2018.

Priscila Oliveira Costa, SEEDF

Licenciada em Pedagogia (IESB). Especialista em Transtorno do Espectro Autista. Professora temporária na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2024-10-31