Reflexões sobre o projeto NaMoral: educação, tecnologia e a caixa de ferramentas

Autores

  • João Paulo Oliveira Camargo SEEDF
  • Morpheus Machado Buna CEF 102 Norte/CREPP/SEEDF
  • Paulo Victor Gomes de Carvalho CEF 102 Norte/CREPP/SEEDF
  • Ana Clara Rodrigues Costa CEF 102 Norte/CREPP/SEEDF

Palavras-chave:

Integridade, Didática, Metodologia Ativas, Educação e Tecnologia, Caixa de Ferramentas

Resumo

A produção científica tem como principal objetivo explorar e transcender as demandas sociais, adentrando nos paradigmas da sociedade visando a harmonia, a fraternidade, o avanço científico e a cidadania. Este relato buscou verificar a importância do projeto pedagógico adaptado na promoção do ensino, utilizando a Caixa de ferramentas, a educação e a tecnologia aliadas às metodologias ativas. O objetivo da adoção das estratégias didáticas do NaMoral foi promover a integridade dos alunos, considerando os desafios pós-pandêmicos, a multiculturalidade e a construção de um senso crítico em relação aos valores indissociáveis da integridade e honestidade na prática. Para analisar a eficácia do projeto foi necessário colher depoimentos dos estudantes, visando compreender o protagonismo juvenil e a experimentação do modelo pegue e pague com produtos. Destaca-se o papel central do processo didático docente criativo como alicerce para descentralizar funções e promover a formação ativa dos estudantes. Evidencia-se, também, que os alunos envolvidos no projeto conseguiram desenvolver um nível considerável de empatia, influenciando positivamente os demais colegas a trilharem o caminho da integridade, que é o cerne do projeto, refletindo na vivência escolar cotidiana.

Reflections about the NaMoral project: education, technology and the toolbox

Abstract
Scientific production has as its main objective to explore and transcend social demands, delving into society's paradigms to promote harmony and fraternity in citizenship, with a focus on education. This study aims to assess the importance of the adapted pedagogical project in promoting education, utilizing the toolbox of education and technology, coupled with active methodologies. The specific goal is to foster the integrity of students, considering post-pandemic challenges such as multiculturalism and the development of a critical sense regarding the inseparable values of integrity and honesty in practice. To analyze the project's effectiveness, it was necessary to develop an interview script to understand youth protagonism and the experimentation of the "take and pay" model with products. This process generated graphical analysis data, allowing for the evaluation of citizenship values. Information collection occurred through quantitative numerical data, observations, and qualitative records of students during interdisciplinary project classes. Additionally, the central role of the creative teaching didactic process is highlighted as a foundation to decentralize functions and promote the active formation of students. It is evident that students involved in the project were able to develop a more considerable level of empathy, positively influencing their peers to follow the path of integrity, which is the core of the project, reflecting in their everyday school experience.
Keywords: Integrity. Didactics. Active Methodologies. Education and Technology. Tool box.

Biografia do Autor

João Paulo Oliveira Camargo, SEEDF

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Pedagogo pela Universidade FACIBRA. Pós-graduado em Educação e Tecnologia pela Uninter. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Morpheus Machado Buna, CEF 102 Norte/CREPP/SEEDF

 Estudante do 6º ano do CEF 102 Norte da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Paulo Victor Gomes de Carvalho, CEF 102 Norte/CREPP/SEEDF

Estudante do 6º ano do CEF 102 Norte da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Ana Clara Rodrigues Costa, CEF 102 Norte/CREPP/SEEDF

Estudante do 7º ano do CEF 102 Norte da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

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Publicado

2023-12-31