NaMoral em tempo integral: experiência gamificada para os anos finais do ensino fundamental
Palavras-chave:
NaMoral, Educação em tempo integral, Planaltina, Anos Finais, Integridade, GamificaçãoResumo
Este artigo propõe o projeto NaMoral como meio de promover a cidadania e integridade anos finais do ensino fundamental. É descrita parte da experiência deste projeto como disciplina em uma escola em tempo integral de 6º a 9º ano. Para isso, estudantes que se destacaram no projeto registraram o que experimentaram nos principais eventos e completaram com o feedback das opiniões expostas pelos colegas. Com a intenção de ajudar o leitor a compreender a metodologia do NaMoral, há breves explicações de como funciona cada etapa do projeto, além de explicar a fundamentação teórica, em especial as três integridades e a gamificação. Espera-se que este texto sirva não só de divulgação dos esforços que os estudantes empregaram durante todo o ano letivo, mas também a todos os professores e gestores interessados em trazer para as suas escolas o NaMoral como um projeto que possibilita discussões sobre o bem comum e o que devemos uns aos outros.
Full-time NaMoral: experience of a gamification project for middle school
Abstract
This article proposes NaMoral project as a way to promote citizenship and integrity from 6th to 9th grade in Brazilian fundamental education. It is described part of the experience of this project as a subject in a full-time school. To this end, students who stood out in the project wrote down what they experienced at the main events and provided feedback on the opinions expressed by their colleagues. With the intention of helping the reader understand the NaMoral methodology, there are brief explanations of how each stage of the project works, in addition to explaining the theoretical foundation, especially the three integrities and gamification. It is hoped that this text will serve not only to publicize the efforts that students made throughout the school year but also to all teachers and managers interested in bringing NaMoral to their schools as a project that enables discussions about the common good and what we owe each other.
Keywords: NaMoral. Full-time education. Planaltina. Middle school. Integrity. Gamification.