“Eu não tenho vergonha de dizer que eu menstruo”

a confecção de absorventes ecológicos para o empoderamento e o fim da estigmatização da menstruação

Autores

  • Thalita Coelho Dantes SEEDF e UnB
  • Sthefany Rodrigues De França SEEDF
  • Cynthia Ramos de Macena SEEDF
  • Julia Maria Mendes Vasconcelos
  • Mariana Do Nascimento Vieira SEEDF

Palavras-chave:

Menstruação, Gênero, Empoderamento

Resumo

O presente artigo trata da experiência e dos resultados obtidos por alunas do 7º ano do ensino fundamental em um projeto de pesquisa elaborado para o Festival de Tecnologia, Inovação e Ciência (FESTIC) em 2019 que propunha compreender como a escola lidava com a menstruação e quais seus impactos no desempenho escolar das pessoas que sofriam com a falta de informação e com a pobreza menstrual. Foram aplicados questionários que mostraram, entre outros aspectos, que muitas pessoas que menstruam sentem vergonha de menstruar e que deixaram de frequentar as aulas nesse período. Entre as propostas para resolução do problema, foram confeccionados absorventes ecológicos a partir do upcycling(reaproveitamento), um conceito muito popular na indústria da moda, cujo objetivo é dar um novo destino aos materiais que seriam levados ao lixo e também foram realizadas apresentações dos resultados obtidos para toda a comunidade escolar como forma de diminuir o estigma do tema.


Abstract

This article deals with the experience and results obtained by students in the 7th grade year of elementary school in a research project prepared for the Festival of Technology, Innovation and Science (FESTIC) in 2019, which proposed to understand how the school dealt with menstruation and what its impacts on the school performance of people who suffered from lack of information and menstrual poverty. Questionnaires were applied that showed, among other aspects, that many people who menstruate feel ashamed of menstruating and that they stopped attending classes during this period. Among the proposals for solving the problem, sustainable pads were made from the “upclycling”, a very popular concept in the fashion industry, whose objective is to give a new destination to materials that would be taken to the trash and presentations of the results obtained were also held for the entire school community as a way of reducing the stigma of the theme.

Keywords: Menstruation. Gender. Empowerment.

 

Biografia do Autor

Thalita Coelho Dantes, SEEDF e UnB

Doutoranda em História pela Universidade de Brasília, pesquisa a relação entre gênero, anarquismo e subjetividade. Possui graduação em História pela Universidade Católica de Santos (2006) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), onde pesquisou temas relacionados ao currículo e capital cultural, nas áreas de Educação, História e Sociologia, além de especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (UNB), pesquisando as relações entre currículo e gênero. Possui experiência como docente no ensino superior na formação de professores e atualmente é professora de ensino fundamental e médio da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal.

Sthefany Rodrigues De França, SEEDF

Estudante do 2º ano Ensino Médio do Centro Educacional Darcy Ribeiro, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília - DF.

Cynthia Ramos de Macena, SEEDF

Estudante do 1º ano Ensino Médio no Centro de Ensino Médio Setor Leste, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília -DF

Julia Maria Mendes Vasconcelos

Estudante do 2° ano Ensino Médio na Escola Dom Eliseu, Unaí - MG.

Mariana Do Nascimento Vieira, SEEDF

Estudante do 2º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Médio Elefante Branco, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília - DF.

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Publicado

2023-06-30