Sentimental mente: inteligência emocional do jardim para a vida

Autores

  • Fabiola da Costa Farias Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Ana Lucia Ferreira dos Santos Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Estudantes do Jardim de Infância (603) Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Palavras-chave: Emoções, crianças, afetividade, escuta sensível.

Resumo

Tendo em vista o retorno presencial das aulas de forma híbrida, percebemos que as crianças apesar do acolhimento realizado pela escola, em sua maioria estavam com medo da pandemia e haviam passado por situações de contágio da COVID-19 e até perdas de familiares. Surgiram fatos que chamaram a atenção da equipe pedagógica como: o medo de algumas crianças de permanecerem na escola, o choro e até crises de
ansiedade demonstradas na realização das atividades e em situações de frustração. O objetivo do projeto foi facilitar que as crianças expressem suas emoções e sentimentos, incentiva-las a nomearem suas emoções e aprender a lidar com as mesmas de forma inteligente e segura. O projeto foi baseado na escuta sensível e na realização de experimentos com as emoções em atividades planejadas para a faixa etária de quatro e cinco anos. As crianças responderam através de falas, do corpo em movimento, dos desenhos produzidos e nas brincadeiras, a inteligência emocional na educação infantil está intimamente ligada às relações estabelecidas com os parceiros e a maneira como a escola entende e trabalha as emoções das crianças.

Downloads

Publicado

2022-06-30