Robótica Educacional com Estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental: a construção de um jogo sobre o Cerrado brasileiro
Palavras-chave:
Bioma Cerrado, Feiras Científicas, Robótica Educacional, Jogo Digital PedagógicoResumo
O presente texto é um relato de ações desenvolvidas com estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental em uma Escola do Campo da Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia. As ações tiveram como objetivo intercalar conceitos científicos sobre o bioma Cerrado e o desenvolvimento da competência de Pensamento Computacional nos preparativos para uma competição de robótica que ocorreu no mês de dezembro de 2024. Os professores-orientadores apresentaram as especificidades desse bioma e incentivaram a participação discente por meio de projetos envolvendo a Robótica Educacional e a construção de jogos na Plataforma Scratch. Assim surgiu a proposta de construir o jogo: “Com os pés no Cerrado”. Para a realização das ações foram utilizados os computadores do laboratório móvel da escola e quatro placas MakeyMakey. Este jogo foi utilizado como projeto de inovação no Torneio de Robótica promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI). A presente ação pedagógica evidenciou o aprendizado sobre o bioma Cerrado, no momento da criação das perguntas pelos estudantes para compor o jogo, pois, percebemos, na diversidade das questões, o conhecimento sobre a fauna, a flora e formas de preservação ambiental desse tão importante bioma. No torneio, os estudantes tiveram que desenvolver diversas capacidades, como o trabalho em equipe, resolução de problema, raciocínio lógico e outras.