Robótica Educacional com Estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental: a construção de um jogo sobre o Cerrado brasileiro

Autores

  • Alice Serejo Leite da Silva Estudante na Escola do Campo Centro Educacional no Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis
  • Geovanna da Conceição Meneses Estudante na Escola do Campo Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, Brazlândia
  • Larah Dourado Borges Estudante na Escola do Campo Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, Brazlândia
  • Wendy Nayanne do Nascimento Borges Estudante na Escola do Campo Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, Brazlândia
  • Sheley Cristina Corrêa da Silva Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Wesley Pereira da Silva Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) http://orcid.org/0000-0003-4198-0837

Palavras-chave:

Bioma Cerrado, Feiras Científicas, Robótica Educacional, Jogo Digital Pedagógico

Resumo

O presente texto é um relato de ações desenvolvidas com estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental em uma Escola do Campo da Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia. As ações tiveram como objetivo intercalar conceitos científicos sobre o bioma Cerrado e o desenvolvimento da competência de Pensamento Computacional nos preparativos para uma competição de robótica que ocorreu no mês de dezembro de 2024. Os professores-orientadores apresentaram as especificidades desse bioma e incentivaram a participação discente por meio de projetos envolvendo a Robótica Educacional e a construção de jogos na Plataforma Scratch.  Assim surgiu a proposta de construir o jogo: “Com os pés no Cerrado”. Para a realização das ações foram utilizados os computadores do laboratório móvel da escola e quatro placas MakeyMakey. Este jogo foi utilizado como projeto de inovação no Torneio de Robótica promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI). A presente ação pedagógica evidenciou o aprendizado sobre o bioma Cerrado, no momento da criação das perguntas pelos estudantes para compor o jogo, pois, percebemos, na diversidade das questões, o conhecimento sobre a fauna, a flora e formas de preservação ambiental desse tão importante bioma. No torneio, os estudantes tiveram que desenvolver diversas capacidades, como o trabalho em equipe, resolução de problema, raciocínio lógico e outras.

Biografia do Autor

Alice Serejo Leite da Silva, Estudante na Escola do Campo Centro Educacional no Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis

Estudante na Escola do Campo Centro Educacional no Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis

 

Geovanna da Conceição Meneses , Estudante na Escola do Campo Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, Brazlândia

Escola do Campo Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, Brazlândia

Larah Dourado Borges, Estudante na Escola do Campo Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, Brazlândia

Escola do Campo Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, Brazlândia.

Wendy Nayanne do Nascimento Borges, Estudante na Escola do Campo Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, Brazlândia

Estudante na Escola do Campo Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis.

 

Sheley Cristina Corrêa da Silva, Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de Atividades na Escola Classe Incra 06 de Brazlândia.

Wesley Pereira da Silva, Professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Doutor em Educação em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel e Licenciado em Química (UnB). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). É membro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) e do Grupo Aprendizagem Lúdica - Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto (GEPAL), ambos da Universidade de Brasília (UnB).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6730444309229315

Downloads

Publicado

2025-11-05