Levantamento e caracterização da flora botânica em praças públicas e no Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará, Distrito Federal, Brasil

Authors

  • Larissa Melo Barbosa CEF 04 do Guará/CREG/SEEDF
  • Maria Izabele Arruda Araújo CEF 04 do Guará/CREG/SEEDF
  • Vanessa Ramos Moreira CEF 04 do Guará/CREG/SEEDF
  • Giullya Almeida Dias CEF 04 do Guará/CREG/SEEDF
  • Wellington Nunes da Silva SEEDF
  • Mayco Werllen dos Santos Sousa Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0001-5298-7407

Keywords:

Flora; áreas verdes urbanas; diversidade vegetal.

Abstract

Os espaços verdes urbanos são espaços de grande importância para a melhoria da qualidade ambiental das cidades, sendo alvo de diversos estudos no meio acadêmico. O trabalho está atrelado aos objetivos 3, 11 e 15 do Desenvolvimento Sustentável para o Brasil (ODS), agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os objetivos desta pesquisa foi avaliar a composição florística das praças próximas e no Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará, enfatizando a identificação botânica, posição taxonômica, nomenclatural, nome popular e naturalidade. Foram listadas 43 espécies, distribuídas em 27 famílias. Dessas, a maior representatividade em quantidade de espécies foi Fabaceae com 17%, seguidos de Poaceae, Bignoniaceae e Moraceae com 7%, Malvaceae e Rutaceae com 5% de espécies. As demais famílias todas com 2% em quantidade de espécies. Na avaliação de risco 45% das espécies não foram avaliadas (NE), 42% são pouco preocupantes (LC), 5 % dessas espécies não tem dados suficientes (DD), 3% é vulnerável (VU) e e quase ameaçada (NT), Swietenia macrophylla e Handroanthus impetiginosus, repectivamente, somente Paubrasilia echinata é considerada em perigo de extinção (EN). A área estudada demonstrou grande diversidade, e permitiu um aprofundamento no conhecimento científico sobre as plantas.

Survey and characterization of the botanical flora in public squares and at the Elementary School 04 in Guará, Federal District, Brazil

Abstract
Urban green spaces are of great importance for improving the environmental quality of cities and they have been the subject of various studies in the academic field. This work is linked to Goals 3, 11, and 15 of Sustainable Development for Brazil, the 2030 agenda of the United Nations. The objective of this research was to evaluate the floristic composition of nearby squares and at Elementary School 04 in Guará, emphasizing botanical identification, taxonomic position, nomenclature, common name, and nativity. Forty-three species were listed, distributed across 27 families. Among these, the most represented in terms of species quantity was Fabaceae with 17%, followed by Poaceae, Bignoniaceae, and Moraceae with 7%, Malvaceae and Rutaceae with 5% of species. The remaining families all had 2% in terms of species quantity. In the risk assessment, 45% of the species were not evaluated (NE), 42% are of least concern (LC), 5% of these species have insufficient data (DD), 3% are vulnerable (VU), and almost threatened (NT), Swietenia macrophylla and Handroanthus impetiginosus, respectively, only Paubrasilia echinata is considered endangered (EN). The studied area demonstrated great diversity and allowed for a deepening of scientific knowledge about plants.
Keywords: Flora. Urban green areas. Plant diversity.

Author Biographies

Larissa Melo Barbosa, CEF 04 do Guará/CREG/SEEDF

Estudante no CEF 04 do Guará da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Maria Izabele Arruda Araújo, CEF 04 do Guará/CREG/SEEDF

Estudante no CEF 04 do Guará da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Vanessa Ramos Moreira, CEF 04 do Guará/CREG/SEEDF

Estudante no CEF 04 do Guará da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Giullya Almeida Dias, CEF 04 do Guará/CREG/SEEDF

Estudante no CEF 04 do Guará da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Wellington Nunes da Silva, SEEDF

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Orientação Sexual. Professor do CEF 04 do Guará, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mayco Werllen dos Santos Sousa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Botânica pela Universidade de Brasília. Professor do CEF 04 do Guará, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Pós-doutorando na Universidade Federal de Uberlândia.

Published

2023-12-31